quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Risco de apagão é de 17,5%, diz consultoria

BRASÍLIA - O risco de um racionamento de energia em 2014 seria hoje de 17,5%, segundo estudo da consultoria PSR, que leva em conta a previsão de chuvas do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para fevereiro e cortes acima de 4% da carga — ou seja, efetivamente relevantes para o país. A simulação está em relatório mensal oferecido ontem aos clientes da consultoria chamado “Risco de apagão: ‘Piti’ do mercado ou lentes cor-de-rosa do governo?”

O estudo aponta ainda um aumento recente da vulnerabilidade do sistema de transmissão de energia, que estaria em descompasso com a capacidade total de geração. Segundo o relatório, tendo por base apenas as chuvas de janeiro, o risco de racionamento seria de 5,5%.

A consultoria, presidida por Mario Veiga, está entre as mais respeitadas do setor elétrico e chegou a trabalhar com o governo em 2013, no processo que resultou na redução das tarifas de energia elétrica em 20%. Veiga tornou-se um dos principais críticos da ação do governo, após a adoção da medida. 

Para a PSR, diferentemente do que o governo informa, os problemas energéticos atuais não teriam relação com questões conjunturais, como a falta de chuvas ou a demanda em alta, mas com “deficiências estruturais na capacidade do suprimento do sistema”. (O Globo)
Leia também:
'Conta da energia' eleva pressão fiscal
Conta de luz pode ter alta extra de 4,6%, prevê a Aneel
Momento é de usar energia de forma racional, avaliam agentes
Brasil cai em ranking mundial de consumidores livres de energia
Energia poderia ser até 15% mais barata se mercado tivesse mais concorrência