quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Luz barata e demissões

A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF) defesa contra a ação direta de inconstitucionalidade (Adin) 5.018, movida em julho pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI). A entidade alega que o novo marco regulatório do setor elétrico, definido em lei, desrespeitou os pressupostos de urgência e relevância.

Além disso, a CNTI argumenta que as alterações destinadas a reduzir as tarifas de energia para os consumidores e as empresas acabaram provocando graves prejuízos às concessionárias de eletricidade, com aumento da terceirização e do desemprego no setor. Na Adin, relatada pelo ministro Roberto Barroso, a confederação pede liminar que suspenda os efeitos da lei e, no mérito, que seja declarada a inconstitucionalidade. 

O governo defende a legalidade das novas regras e a modicidade tarifária. “A avaliação das circunstâncias de urgência e relevância, enquanto ato de governabilidade, é atribuição da presidente da República, sendo sujeita, por expressa determinação do texto constitucional, à aprovação do Congresso”, afirmou a AGU. (Correio Braziliense)
Leia também:
Preço de energia solar pode não atrair investidor em leilão
Aneel realizará reuniões sobre nova metodologia de revisão tarifária
Valor da indenização de Três Irmãos será discutido por grupo de trabalho