sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Dilma indica dois nomes para diretoria da Aneel

A presidente da República Dilma Rousseff encaminhou ao Senado Federal dois nomes para exercer o cargo de diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A indicação foi de José Jurhosa Junior, que já faz parte da assessoria da diretoria da Aneel, e de Reive Barros dos Santos, engenheiro da Chesf.

Desde 12 de março deste ano, com a saída do então diretor-geral, Nelson Hübner, o quadro da diretoria colegiada da agência reguladora, composto por cinco membros, não estava completo. Com a saída de Hübner, o diretor Romeu Donizete Rufino foi nomeado para exercer o cargo de diretor-geral da agência, com mandato até 13 de agosto de 2014, que já exercia interinamente o cargo.

A diretoria colegiada sofreu mais uma baixa em 25 de julho, sendo composta por apenas três membros, com a antecipação do término do mandato de outro diretor, Julião Coelho, que só terminaria no final de 2013.

Assim, o setor aguardava essa indicação presidencial, já que também é prevista a saída do diretor Edvaldo Santana até o final do ano, quando termina seu mandato. Também faz parte do quadro de diretores André Peppitone.

A mensagem da presidente foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (27/9). Os indicados deverão ser sabatinados e aprovados pelo Senado Federal.

Eletrobras: projeto de reestruturação das distribuidoras deve sair nos próximos dias
O diretor de distribuição da Eletrobras, Marcos Aurélio Madureira, afirmou que o projeto de reestruturação das distribuidoras do grupo estará pronto em breve. “Estamos com o trabalho bem adiantado por parte do banco Santander, consultoria contratada para nos apoiar nos trabalhos de avaliação. Acredito que nos próximos dias a gente vai ter uma posição mais balizada sobre isso”, destacou o diretor, que participou de reunião com o ministro de Minas e Energia na quarta-feira (25). Madureira explicou que estão dependendo do resultado da avaliação, para verificar quais são as melhores alternativas para se trabalhar com o processo de recuperação das concessionárias. O diretor completou ainda que, quando se chega ao final de uma projeção, há a necessidade de se fazer adequações de acordo com o melhor cenário.

Ainda segundo o diretor, a empresa está verificando quais são as possibilidades de capitalização das distribuidoras, que podem eventualmente envolver a participação de outros agentes, e não só da Eletrobras. “Entre as alternativas que estão sendo avaliadas, além da melhoria efetiva delas, já que são empresas que necessitam de um volume elevado de recursos dentro da área onde trabalham, pode ter a necessidade eventual de existir parceiros na capitalização”, afirmou Marcos Aurélio Madureira. “São cenários que estão sendo analisados para definição do acionista, que é o governo. Eu diria que como estamos fazendo basicamente estudos técnicos, que serão submetidos posteriormente ao acionista, não tem nada descartado. Estamos analisando todas as alternativas”, finalizou o diretor. (Jornal da Energia)
Leia também:
Consumo de energia elétrica aumenta 4,1% em agosto
Light pede que a Aneel seja mais compreensiva com os "gatos"
Deputados vão debater implantação das redes elétricas inteligentes no Brasil