sexta-feira, 7 de junho de 2013

Associações criam o Fórum de Associações do Setor Elétrico Brasileiro

O objetivo é melhorar a comunicação com órgãos do Governo e ter uma participação ativa nas decisões que envolvem o setor


A Apine (produtores independentes), Abiape (autoprodutores), Abraceel (comercializadores), Abrace (grandes consumidores), Abrage (grandes geradores), Abraget (geradores termelétricos), Abeeólica (geradores eólicos) entre outras associações, decidiram criar um Fórum de Associações do Setor Elétrico Brasileiro com o objetivo de se organizar e melhorar a comunicação com o Governo Federal. A decisão foi tomada durante a reunião que aconteceu nesta quinta-feira (06/06), em Brasília. A ideia é abranger todos os seguimentos do setor, ou seja, geração, transmissão, distribuição, comercialização e consumidores.

Segundo Mário Menel, presidente da Abiape, desde 2012, com a Medida Provisória 579, houve uma sucessão de eventos que deixaram os agentes do setor preocupados com o distanciamento entre eles e os órgãos do governo. “Achamos que é justo se organizar dessa maneira e não ficar passivo apenas. Fazer uma agenda propositiva também, mostrar ao governo e ter argumentos. As medidas tomadas no setor elétrico não são necessariamente ruins para o setor, mas não há a participação das associações”, explicou.

Menel acrescentou ainda que a quantidade de causas judiciais que poderiam ser evitadas. “Hoje existem no setor elétrico, potencialmente ou efetivas, 12 ações na Justiça. Essa judicialização do setor elétrico não é um negócio razoável e talvez pudesse ser evitado com uma melhor interlocução entre os agentes setoriais e os órgãos do governo”.

No encontro também foram definidos o presidente e dois vice-presidentes do fórum, sendo eles Mário Menel, Paulo Pedrosa (Abrace) e Élbia Melo (Abeeólica), respectivamente, que permanecerão por um ano, podendo haver recondução.

A primeira ação do fórum, segundo Menel, será o endereçamento de uma carta à Presidência da República assinada por todos os presidentes das associações, parabenizando o discurso da presidente Dilma Rousseff no Fórum de Mudanças Climáticas (realizado na quarta-feira – 05/06). “Hoje todos esses segmentos concordam que tem que fazer hidrelétricas com reservatório, pelas inúmeras vantagens que têm. E até combinando com as metas que o país tem de redução de emissão e como favorecimento de todas outras fontes”, ressaltou o presidente da Abiape.

Outra ideia do Fórum será criar uma agenda de discussão com pontos em comum entre todas as associações. Apesar de ter interesses particulares, segundo Mário Menel, há questões que são comuns, como por exemplo, regras que sejam claras, feitas de maneira transparente e que tenham estabilidade. (Jornal da Energia)
Leia também: