quarta-feira, 20 de março de 2013

Usina da Cesp será retomada

O Ministério de Minas e Energia pediu que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inicie o processo de retomada da concessão da hidrelétrica Três Irmãos, informou ontem o secretário-executivo da pasta, Márcio Zimmermann. A hidrelétrica, que é operada pela Cesp, estatal do governo paulista, já está com o contrato de concessão vencido desde 2011. 

A Cesp preferiu não aderir ao processo de renovação condicionada da concessão proposto no ano passado pelo governo, que implicaria redução de receitas. Como a geradora não aderiu ao programa, Três Irmãos será retomada pelo governo e relicitada. Um dos primeiros passos para a retomada da concessão é a distribuição da energia da usina em cotas, tema que estava na pauta da reunião da diretoria da Aneel de ontem, mas que acabou sendo retirado da discussão.

Em alerta
O nível de água voltou a preocupar gestores e empresas geradoras de energia. O outono chegou sem que os reservatórios das hidrelétricas brasileiras registrassem recuperação minimamente satisfatória para garantir o abastecimento do país, abrindo mão do uso da energia produzida pelas termelétricas, que encarece as contas de luz. 

Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) de ontem apontam que o volume de água nos lagos das usinas do Sudeste e do Centro-Oeste, que respondem por 70% da energia elétrica gerada no país, estava em 48,9% ontem, um percentual 39% menor do que em março do ano passado. No Nordeste, a capacidade é 18,3% inferior, no Sul, 12,6% mais tímida e no Norte ficou negativa em 3% .

Com isso, as termelétricas deverão ficar 100% ativas pelo menos até outubro de 2013, estima Flávio Neiva, presidente da Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (Abrage). (Correio Braziliense)
Leia também:
Alta tensão - Míriam Leitão
Eólica ficará mais cara nos leilões este ano
“Apagão” elétrico: a população merece respeito
Aneel define novos limites de DEC e FEC para 26 empresas
Relator apresenta hoje parecer sobre MP que indeniza empresas de energia