terça-feira, 9 de outubro de 2012

Governo fará “pente-fino” no sistema de energia

Para prevenir panes no sistema elétrico que deixaram milhares de pessoas no escuro em várias regiões do país nas últimas semanas, o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse ontem que o governo quer promover um “pente-fino” no sistema de transmissão de energia, ainda este ano, com técnicos das próprias empresas. 
A ideia é criar uma estratégia de vistoria com intercâmbio de técnicos do setor para revisar procedimentos, com apoio de especialistas de universidades, explicou o secretário. Segundo Zimmermann, entre as usinas nucleares de todo mundo, esse procedimento é conhecido, com técnicos viajando de um país para outro com o objetivo de fazer as inspeções. 
“Na área nuclear, periodicamente, uma equipe de tal país vem ao Brasil avaliar como estão funcionando os protocolos. A equipe do Brasil vai para outro país, de forma que alguém olhando de fora, que não está acostumado com aquela instalação, faz uma rechecagem dos procedimentos. Isso é o que queremos fazer entre as empresas de transmissão”, informou o secretário. 
O ministério estuda criar uma resolução para disciplinar a estratégia, que será apresentada à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A meta é iniciar a revisão nas empresas públicas e também nas concessionárias de trans-missão de energia em 2012. “Começaremos o pente fino nas subestações mais importantes e depois adotaremos como rotina”, disse. (Brasil Eonômico)

Alta voltagem
Em uma reunião de líderes da base aliada no Palácio do Planalto, em meados de setembro, Eduardo Cunha foi claro e objetivo com Ideli Salvatti: fará o que puder para impedir a aprovação de medidas provisórias que mexam com o setor elétrico, área em que tem forte influência por assim dizer.(Veja /  Lauro Jardim)

Leia também:
* Empresas questionam regras para concessão do setor elétrico