quarta-feira, 30 de maio de 2012

BNDES vai conduzir as negociações da elétrica

BRASÍLIA - O governo federal confiou ao Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a responsabilidade de conduzir as negociações envolvendo a compra de participação na Centrais Elétricas do Pará (Celpa), que ingressou na Justiça com pedido de recuperação judicial a fim de sanar o acúmulo de dívidas que à impede de ser contemplada com reajustes tarifários, o que a coloca em situação ainda mais difícil. A informação partiu de uma fonte graduada do Ministério de Minas e Energia, ao ser questionado sobre o eventual interesse dos fundos Vinci Partners Investimentos e GP Investments em assumir o controle da concessionária paraense.

"Os grupos que detém participação em outras distribuidoras já puderam conhecer, com detalhes, as vantagens de uma possível compra de participação na Celpa. Isso ocorreu no road show realizado pela distribuidora com o Bradesco", afirmou a fonte do ministério com exclusividade ao Valor.

Oficialmente, o grupo controlador, Rede Energia, não se pronuncia sobre o assunto. No entanto, a presidente da presidente da Rede Energia, Carmem Campos Pereira, disse ao Valor que o aporte necessário é da ordem de R$ 650 milhões. Estes recursos serviriam basicamente para salvar a companhia da situação de endividamento. "Já existem alguns interessados", afirmou a executiva, sem indicar o nome de qualquer grupo empresarial que já tenha manifestado interesse.

Até o momento, o BNDES não respondeu aos questionamentos sobre a suposta negociação com os fundos Vinci Partners Investimentos e GP Investments. A Eletrobras, por sua vez, informou que "não está participando da negociação e nem foi informada sobre ela, portanto, não tem comentários a fazer". (Valor Econômico)

Leia também:
Pinga-Fogo Setor Elétrico: Cemg, Eletrobras e Celpa
State Grid dobra de tamanho no Brasil
* Artigo: A repotenciação das hidrelétricas
Setor elétrico aguarda importantes definições da Fazenda
Senado aprova MP que altera limites ambientais na Amazônia