quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Pinga-Fogo Setor Elétrico: EPE, AES Eletropaulo e COELCE

Informe Técnico subsidia determinação do CVU de térmicas no Leilão de Energia A-3/2012
A Empresa de Pesquisa Energética – EPE disponibiliza, em link de anexo abaixo, Informe Técnico atualizado com informações que subsidiam a determinação do Custo Variável Unitário (CVU), que será utilizado na definição da Garantia Física (GF), dos valores esperados do Custo Variável de Operação (COP) e do Custo Econômico de Curto Prazo (CEC) dos projetos termelétricos movidos a gás natural, com vistas à participação no Leilão de Energia A-3/2012. Em atendimento ao disposto nos § 1º e 2º do Artigo 2º da Portaria MME nº 42, de 1º de março de 2007, a Empresa de Pesquisa Energética – EPE apresenta a metodologia a ser utilizada na determinação da parcela da Receita Fixa - RF inicial vinculada ao custo de combustível na geração de energia inflexível, que se aplicará a empreendimentos termelétricos a gás natural. A ANEEL, com base nas informações de cada empreendimento e da presente Nota Técnica, determinará o valor correspondente à parcela da Receita Fixa - RF (em R$/ano) vinculada ao custo do combustível na geração de energia inflexível da termelétrica, como determina a regulamentação em vigor, a Portaria MME nº. 42, de 1º de março de 2007, no art. 1º, §1º. (EPE)

Brasil pode aumentar geração eólica e se tornar o 4º maior mercado mundial em 2012
O Brasil pode se tornar o quarto maior mercado de parques eólicos em 2012, acima da 11ª posição ocupada no ano passado. O motivo é o corte de subsídios para energia renovável em algumas nações desenvolvidas. Para Steve Sawyer, secretário-geral da Global Wind Energy Council, o país tem capacidade para instalar parques de até 2 mil megawatts de energia, atrás apenas da China, Estados Unidos e Índia. (Brasil Econômico)

AES Eletropaulo tem tarifas prorrogadas até resultado definitivo da revisão tarifária
As tarifas de fornecimento vigentes para os clientes da AES Eletropaulo (SP) serão prorrogadas até 4 de julho de 2012, quando deverão ser incorporados ao reajuste anual da distribuidora os resultados definitivos da revisão tarifaria periódica. A manutenção da tarifa foi aprovada pelo diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica nesta terça-feira, 7 de fevereiro, como resultado de audiência pública aberta pela Aneel no ano passado. Em outro processo, a agência aprovou a aplicação do rito provisório para o processo de revisão tarifária da Cooperativa de Eletrificação Rural de Itaí-Paranapanema-Avaré, em São Paulo, que deveria ser concluído em fevereiro deste ano. A Ceripa terá suas tarifas atuais prorrogadas até fevereiro de 2013, quando serão publicados os resultados definitivos da revisão. (Canal Energia)

Novos limites de indicadores de qualidade da COELCE entram em audiência

Novos limites para os indicadores de qualidade de energia (DEC e FEC) dos conjuntos de unidades consumidoras da Companhia Energética do Ceará (COELCE) entraram em audiência pública, conforme decisão de hoje (07) da diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A definição de novos índices acontece sempre no ano da Revisão Tarifária Periódica das companhias e engloba os quatro anos seguintes, quando chega o momento da nova revisão. Como a revisão tarifária da COELCE precisou ser prorrogadade 2011 para 2012, foram definidos os limites específicos para o ano de 2012 na Audiência Pública Nº 055/2011. A audiência aprovada hoje (07) propõe os novos limites para os anos de 2013 a 2015, período que engloba o 3º ciclo de revisões tarifárias das concessionárias. As contribuições podem ser enviadas no período de 09/02 a 02/03 para o e-mail: ap002_2012decfec@aneel.gov.br, pelo fax (61) 2192-8839 ou para o endereço da Agência (SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP: 70.830-030), em Brasília (DF). A sessão presencial para discutir o assunto será realizada em conjunto com a sessão da revisão tarifária da concessionária, no dia 02/03, em Fortaleza (CE). O local e horário serão divulgados posteriormente. Veja aquios limites de DEC e FEC para os conjuntos de unidades consumidoras da COELCE. (Clic Aneel).

Leia também: