segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Pinga-Fogo Setor Elétrico: ANEEL, COPEL e CCEE

Projeto básico de Belo Monte é aprovado pela Aneel 
O projeto básico da hidrelétrica de Belo Monte (11.233MW), que está sendo construída no rio Xingu, Pará, foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. O aval para a megausina foi publicado em despacho no Diário Oficial da União de sexta-feira (27/1). O empreendimento ocupará terras nos municípios de Altamira, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio, Anapú e Brasil Novo, com 516 quilômetros quadrados de reservatório. Segundo texto publicado no próprio site da Aneel, o despacho significa que a concepção da usina está em conformidade com a licença de instalação emitida pelo Ibama e com a outorga de direito de uso de recursos hídricos, publicada pela Agência Nacional de Águas (ANA). 

Copel tem crescimento de 5,4% no mercado cativo em 2011 
O mercado cativo da Copel expandiu 5,4% em 2011, no confronto com o ano anterior, em meio ao consumo de 22.454 Gwh. De acordo com a empresa, a classe comercial apresentou o crescimento mais expressivo das demais, ao mostrar o consumo ampliado em 6,8% no ano, somando 4.769 Gwh. O avanço foi dado "pela evolução da renda e pelo aumento do crédito, principalmente o habitacional, que estimularam os setores de móveis e eletrodomésticos e de materiais de construção", justificou em comunicado. Dentre as outras classes (poderes públicos, iluminação pública, serviços públicos e consumo próprio), o consumo de energia somou 2.122 GWh em 2011, alta de 3,7%. Já a classe industrial cresceu 5,3%, consumindo 7.467 GWh no acumulado do ano. De acordo com a empresaa, o crescimento foi influenciado pelo acréscimo da produção industrial paranaense, particularmente dos setores de veículos automotores, refino de petróleo e produção de etanol e máquinas, aparelhos e materiais elétricos. Por sua vez, a classe residencial consumiu 5,0% a mais de energia ao longo de 2011, totalizando 6.224 GWh, motivada pela expansão do emprego e da renda na área de concessão. Por último, a classe rural consumiu 1.872 GWh e cresceu 5,5% em 2011, com aumento de 2,2% na base de clientes.

CCEE passa a divulgar pauta de reuniões do Conselho de Administração
O Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) se reúne nesta terça-feira (31/1) para debater temas como adesão e desligamento de agentes, além de planejamento da diretoria, revisão do regimento interno e contestações apresentadas por empresas. O encontro tem início às 14 horas, na sede do órgão, em São Paulo. Essa é a 573ª reunião extraordinária do conselho do órgão. A CCEE afirma, em seu portal na internet, que passará a divulgar, toda sexta-feira, a pauta dos encontros. Clique aqui para ler a íntegra dos assuntos que serão abordados. (Jornal da Eneigia)
Leia também:
Gás natural e a competitividade
Sobra de energia pode encarecer contas de luz
Consumo de energia elétrica cresce 3,6% em 2011, diz EPE
Proposta prevê que Senado aprove procuradores-chefes de agências reguladoras