A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou audiência pública para obter contribuições à proposta de regulamentação do Encargo de Conexão das unidades consumidoras do subgrupo A1* que possuem Contrato de Conexão às Instalações de Distribuição (CDD). A audiência também visa buscar adequações na Tarifa de Uso dos sistemas de Distribuição (TUSD) das unidades desse subgrupo.
Aberta na última semana (22/12), a audiência, por intercâmbio documental, poderá receber contribuições até 3 de fevereiro deste ano. A proposta da Agência é baseada na apuração de um Encargo de Conexão que considere a responsabilidade integral do consumidor do subgrupo A1 pelo custo das instalações de uso exclusivo entre a unidade consumidora e a Rede Básica.
A minuta da resolução e a nota técnica com a proposta elaborada pelas áreas técnicas da ANEEL estão disponíveis para consulta no site da Agência (www.aneel.gov.br) em audiências/consultas/fórum. As contribuições podem ser encaminhadas para o e-mail ap080_2011@aneel.gov.br, pelo fax (61) 2192-8839 ou para o endereço da Agência (SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP: 70.830-030), em Brasília (DF).
Empresa é autorizada a implantar 15 eólicas no Maranhão
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou a empresa Bioenergy Geradora de Energia S/A a atuar como produtora independente de energia elétrica mediante a implantação e exploração de 15 usinas eólicas no Maranhão.As Centrais Geradoras Eólicas Ventos do Norte de 1 a 10 e Marcos dos Ventos de 1 a 5 serão instaladas nos municípios de Paulino Neves e Tutóia, respectivamente. Cada uma das usinas terá potência instalada de 28,8 megawatts (MW).
Os diretores da ANEEL também autorizaram a empresa Eolo Energy S/A a produzir energia no Rio Grande do Norte. Para tal, a empresa deverá implantar e explorar a usina eólica Rei dos Ventos 4, com 28,8 megawatts de capacidade instalada. A usina ficará localizada nos municípios de Caiçara do Norte e São Bento do Norte. (Clic Aneel)
Leia também: