terça-feira, 4 de outubro de 2011

Desafios e oportunidades da geração distribuída no País

Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (Cigré-Brasil) promove na próxima quarta-feira (5/10), em Minas Gerais, o seminário "Desafios e Oportunidades da Geração Distribuída em Baixa Tensão no Brasil". Como o próprio nome já diz, o objetivo do encontro é discutir o cenário desse tipo de geração no País, considerando os aspectos regulatórios, econômicos, de mercado, de planejamento e operação.

O evento será realizado na sede da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), na capital Belo Horizonte. A opção dos organizadores de sediar o evento na Cemig se deu, segundo a própria, pelo pioneirismo que a companhia tem nos estudos dessa modalidade de geração de energia elétrica.

A geração distribuída nada mais é que a utilização de unidades geradoras instaladas próximas aos centros de consumo e conectadas ao sistema de distribuição. Dentre as vantagens, "está a redução das perdas elétricas no transporte de energia", descata Márcio Eli Moreira de Souza, engenheiro de Tecnologia e Normalização da Cemig.

Para o executivo, a geração distribuída vem ganhando relevância no mercado. Ele explica que a grande demanda por energia combinada com os entraves ambientais contribuem para que esse tipo de geração se desenvolva no mercado brasileiro.

No evento, representantes de diversas empresas nacionais e estrangeiras irão abordar o contexto mundial, as tecnologias disponíveis, práticas adotadas pelas concessionárias brasileiras e experiências internacionais na área, debatendo e promovendo ações estratégicas sob os seguintes prismas: conexão e tecnologia de geração distribuída em baixa tensão; armazenamento de energia; regulamentação e veículos elétricos.

Mais informações na
página virtual do Cigré-Brasil ou clique aqui e baixe o folder do evento.

Serviço:
Desafios e Oportunidades da Geração Distribuída em Baixa Tensão no Brasil
Quando: 05 de outubro 2011
Onde: Cemig - Belo Horizonte - Minas Gerais
http://www.cigre.org.br/


Leia também:
* Pinga-Fogo Setor Elétrico ANEEL, Câmara dos Deputados e Belo Monte
* Agências reguladoras podem ser alvo de auditoria anual do TCU
* Comissão analisa controle da Eletrobrás sobre encargo pago por consumidores de energia elétrica