sexta-feira, 1 de abril de 2011

Órgãos reguladores de países latinos conhecem modelo brasileiro de leilões

Dirigentes de órgãos reguladores de cinco países latinos – Colômbia, Guatemala, México, Espanha e Brasil – participaram de um encontro promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com o apoio da CCEE. A reunião, realizada na sede da Câmara no final de fevereiro teve como objetivo apresentar o modelo brasileiro de leilões a integrantes do Grupo de Trabalho de Leilões de Energia da Associação Iberoamericana de Entidades Reguladoras de Energia (Ariae), coordenado atualmente pelo diretor da Aneel, Edvaldo Santana.

Nos últimos anos, o know how adquirido pela CCEE na realização dos leilões de energia vem despertando a atenção de diversos países e intensificando a troca de conhecimento. “Os leilões brasileiros se tornaram uma referência mundial. O modelo é diferenciado, pois visa o suprimento para cinco anos adiante, além de contratos de longo prazo firmados em períodos que vão de 15 a 30 anos”, disse na abertura do evento o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Antônio Carlos Fraga Machado. Para ele, tal estrutura oferece poucos riscos e muitas garantias aos investidores.

No primeiro dia do encontro, a Aneel apresentou os aspectos institucionais e legais do modelo de comercialização de energia, os tipos de leilões realizados no país e suas sistemáticas. No segundo dia, a CCEE realizou com os participantes uma simulação do 2º Leilão de Fontes Alternativas, promovido nos dias 25 e 26 de agosto de 2010 pela CCEE sob delegação da Aneel.

Sobre a Ariae
Constituída em 2000, a associação é um fórum entre especialistas e profissionais de entidades reguladoras de energia de diversos países ibero-americanos. O objetivo da Ariae é promover a troca de experiências e conhecimentos, além de propiciar a cooperação em atividades de interesse comum, sobretudo nos campos de pesquisa e desenvolvimento. Atualmente, 19 países integram a associação: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Info Mercado traz principais resultados da comercialização de energia
A CCEE publicou a edição de março do Info Mercado CCEE com dados relativos à contabilização de janeiro. A publicação reúne os principais resultados da comercialização energia de forma clara, precisa e contextualizada. A versão digital está disponível para consulta no site da Câmara (Comercialização de Energia Resultados > Mensal > Info Mercado). Acesse. (Fonte: CCEE News) 

Leia também:
* Pinga-Fogo Setor Elétrico: EPE, CMN, CEMIG e AES
* Ministério do Meio Ambiente nega atraso em licenças para setor elétrico
* Procedimentos de comercialização mais pragmáticos e próximos do mercado
* Distinção entre reforços e melhorias em instalações de transmissoras está audiência