sexta-feira, 1 de abril de 2011

Câmara moderniza infraestrutura para adoção de coleta ativa

A CCEE prepara sua infraestrutura para a futura adoção do mecanismo de coleta ativa em todos os medidores cadastrados no Sistema de Coleta de Dados de Energia (SCDE). Para tanto, está implantando servidores mais potentes para aumentar a capacidade de processamento dos dados coletados, além de configurar uma versão mais moderna do atual software que gerencia as operações.

Este processo de modernização tornará o ambiente mais seguro e estável, além de proporcionar funcionalidades mais sofisticadas ao gerenciamento das operações, como registros detalhados dos eventos de processamento. Os trabalhos devem estar concluídos até o final de abril.

Como funciona
Esta opção de coleta está prevista no Módulo 12 dos Procedimentos de Rede, sendo utilizada atualmente em cerca de 20% dos medidores cadastrados no SCDE, conforme opção dos agentes de medição. A coleta ativa permite acesso direto aos medidores, dispensando o processo de geração e envio de arquivos diários pelas centrais de medição dos agentes. O mecanismo otimiza o processo de captura dos dados, contribuindo para a diminuição do esforço operacional dos agentes.

A CCEE estuda, desde 2010, a viabilidade para adoção integral da coleta ativa em todos os medidores. Neste sentido, vem realizando pesquisas junto a fornecedores de soluções, além de identificar adequações regulatórias, operacionais e tecnológicas necessárias ao uso extensivo deste tipo de coleta. (Fonte: CCEE News)

Leia também:
* Aneel implanta programa para diminuir custo da energia no Brasil
* Pinga-Fogo Setor Elétrico: EPE, CMN, CEMIG e AES
* Aneel abre audiência sobre tarifa de distribuição partir de hoje
* Distinção entre reforços e melhorias em instalações de transmissoras está audiência