O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico se reuniu na última segunda-feira (24/1), para avaliar, dentre outros assuntos, as condições de atendimento ao Sistema Interligado Nacional e homologar as datas de tendências da entrada em operação comercial das usinas em construção. A reunião foi presidida pelo Ministro de Minas e Energis, Edison Lobão.
A Secretaria de Energia Elétrica (SEE) do MME apresentou um balanço das obras de expansão da geração e transmissão em todo o país. Durante o encontro, foi informada a previsão de entrada em operação de 6.542 MW até o final de 2011. Quanto à transmissão, a meta de expansão para 2011 é de 3.103 km de novas linhas de transmissão e 10204 MVA de transformação.
O Operador Nacional do Sistema (ONS) apresentou a avaliação das condições eletroenergéticas de atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN) para o mês de janeiro, com uma situação favorável de precipitação nas principais bacias do SIN. Durante o verão, destaca-se a continuidade do fenômeno “La Niña” na região equatorial do Pacífico. Considerando um cenário de afluências em torno da média histórica para o próximo trimestre, haverá uma evolução bastante satisfatória nos armazenamentos de todas as regiões.
O ONS divulgou também os resultados das principais ocorrências no SIN, no período de 29 de dezembro de 2010 a 21 de janeiro de 2011, com destaque para o dia 5 de janeiro de 2011, às 14h28min, envolvendo o desligamento da LT 230 kV Gravataí 2 – Porto Alegre 6, o que resultou na interrupção de 417 MW de carga da CEEE-D na cidade de Porto Alegre. As ações tomadas e as recomendações feitas à CEEE-GT foram apresentadas para os membros do conselho.
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) mostrou o balanço de consumo de energia elétrica no ano passado. Segundo a EPE, o crescimento dos doze meses de 2010 foi de 7,8% quando comparado ao mesmo período de 2009. O aumento foi impulsionado principalmente pelo setor industrial. Para o ano de 2011, a EPE prevê a expansão de 5,4% do mercado de energia, percentual equivalente a 22,4 TWh adicionais. A EPE acredita que os setores de comércio e serviços serão os principais responsáveis pelo crescimento da demanda.
CMSE - O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) foi criado pela lei 10.848, de 2004, com a função de acompanhar e avaliar permanentemente a continuidade e a segurança do suprimento eletroenergético em todo o território nacional. (Assessoria de Comunicação Social do MME)
Leia também: