A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) assinaram, no dia 17 de dezembro, um acordo que estabelece diretrizes e regras de relacionamento técnico entre as instituições. O objetivo é coordenar práticas e otimizar procedimentos e, principalmente, fomentar a integração e sinergia entre as organizações, visando o tratamento adequado dos dados, elementos e subsídios.
A administração do acordo será realizada por uma comissão mista, constituída por três membros de cada parte, a serem indicados pelas entidades, para gerenciar o processo de interação entre as instituições. O acordo técnico-operacional, com vigência de dois anos, prevê a disponibilização entre as entidades de informações públicas e confidenciais.
A CCEE fornecerá dados de medição, como o consumo mensal referenciado de cada submercado relativo aos agentes de distribuição do mercado cativo por agente, e fatores de perda mensal na rede básica causada por geração e consumo. A Câmara subsidiará a EPE também com os valores de geração do ano civil anterior, de potência assegurada por usina e de garantia física por usina e por tipo de usina, além do relatório anual com dados técnicos das usinas e o cadastro de consumidores livres.
Da mesma forma, a EPE disponibilizará à Câmara dados referentes à fase pré-leilões de energia, fontes alternativas e energia de reserva, como os nomes dos empreendimentos participantes dos leilões, garantias físicas em MW, potência dos empreendimentos, custo unitário e variável de cada usina, além do mês e ano do início do suprimento de energia por empreendimento e a disponibilidade mensal de energia.
Info mercado traz principais resultados da comercialização de energia
A CCEE publicou, no último dia 16, a edição de dezembro do Info Mercado com dados relativos à contabilização de outubro. A publicação reúne os principais resultados da comercialização energia de forma clara, precisa e contextualizada. (CCEE news)
Leia também: