quinta-feira, 30 de junho de 2011

Desenvolvimento de módulos marcam evolução do projeto Novo SCL

Entre os meses de maio e junho, importantes entregas marcaram a evolução do Projeto Novo SCL.

A CCEE concluiu a concepção de mais quatro módulos do sistema - Alocação da Geração Própria (Tusd/Tust), RRV, Liquidação (parte I e II) e Votos, que seguiram para construção (codificação em linguagem de programação) pela fábrica de software HP. Ao todo, a fábrica está conduzindo o desenvolvimento de 15 módulos do Novo SCL.

O módulo de Medição Física, já desenvolvido, está em fase de testes e segue para homologação na primeira quinzena de julho. “O Novo SCL está deixando de ser somente documentação para se tornar algo concreto. Homologar este módulo será um desafio para a CCEE, já que inauguramos uma nova fase do projeto”, ressaltou o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Luiz Eduardo Barata Ferreira.
 
Também está prevista para o final de junho abertura de audiência pública pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para aprovação das regras de comercialização ligadas ao segundo pacote de módulos, referenciados como “cadernos azuis”. A primeira remessa, relativa aos “cadernos vermelhos”, foi homologada pela Aneel em abril.

Em junho, a equipe do Novo SCL disponibilizou ainda o novo cronograma do projeto, revisado trimestralmente pela CCEE. Confira mais detalhes sobre o andamento das atividades no team site.

Sobre o Novo SCL – Em 2008 a CCEE iniciou um projeto para desenvolver o novo Sistema de Contabilização e Liquidação. Além da construção do software, a iniciativa prevê ações estratégicas como a revisão e o aperfeiçoamento das regras e procedimentos de comercialização, assim como apoio no aprimoramento dos processos de negócio da CCEE.

A CCEE espera que o Novo SCL se torne um marco na eficiência do setor elétrico. Com uma plataforma tecnológica robusta e modernizada, o sistema reduzirá os tempos de certificação e processamento, além de proporcionar mais flexibilidade e agilidade no atendimento às demandas do mercado. O lançamento do Novo SCL está previsto para março de 2012, ocasião em que entram em operação todos os módulos essenciais para a contabilização e liquidação. (CCEE News)


Leia também:
* WIKILEAKS: divulga documentos de encontros de Dilma com diplomatas quando era ministra Minas e Energia
* Elétricas movimentam R$ 9 bi em fusões e aquisições no ano
* Pinga-Fogo Setor Elétrico: ANEEL e ONS
* Hidrelétricas rendem quase R$ 1 bilhão de compensação e royalties até junho de 2011