sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Paraguai planeja atrair empresas com energia

O Paraguai quer deixar de vender parte da energia produzida pela Hidrelétrica de Itaipu para o Brasil e passar a atrair empresas brasileiras para montarem linhas de produção em território paraguaio. Para isso, os representantes do país na direção da usina e o governo local se comprometem a investir cerca de US$ 550 milhões para a construção de uma subestação e uma linha de transmissão que serão capazes de distribuir 650 megawatts (MW) de potência em dezembro de 2012 e mais 600MWemmeados de 2013. “A partir daí teremos condições de retirar a quase a totalidade do volume de energia a que temos direito em Itaipu”, afirma Gustavo Codas, diretor geral paraguaio da usina.

Carlos Cavalcanti, diretor de energia da Fiesp, destaca que o Brasil tem umas das tarifas de energi amais altas do mundo e que o investimento do Paraguai é de interesse mútuo. “Seria uma saída para setores brasileiros eletrointensivos que, poruma questão de carga tributária, estão sendo tirados domercado”, afirma. (Brasil Econômico)
.
Leia também:
* Edital de leilão de hidrelétricas sairá na próxima semana, diz Aneel
* Definidos preços-teto para hidrelétricas do leilão de energia A-5* Portaria MME 861/2010: um revival que gostaríamos de ter superado