quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Belo Monte será a primeira usina que terá um plano de desenvolvimento sustentável

Segundo Johaness Eck, o subchefe adjunto de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil, Belo Monte será a primeira usina que terá um plano de desenvolvimento sustentável para mitigar os impactos sociais e ambientais do empreendimento na região.

"Pela primeira vez, em um leilão para a construção de uma usina, além das obrigações que o empreendedor terá com a questão ambiental, foi determinado que ele invista em ações de desenvolvimento regional, e ele vai investir nas ações que estão contidas no plano", explica. A elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável está prevista no edital de leilão do empreendimento, que determina que as empresas responsáveis pela obra invistam R$ 500 milhões no estudo. O total de investimento previsto para a construção da usina é de R$ 19 bilhões.

Plano sustentável para Belo Monte é dividido em cinco eixos temáticos
O plano de desenvolvimento regional sustentável na região da UHE deBelo Monte é dividido em cinco eixos temáticos: ordenamento territorial, regularização fundiária e gestão ambiental; infraestrutura para o desenvolvimento; fomento às atividades produtivas sustentáveis; inclusão social e cidadania e modelo de gestão. A área total de abrangência do plano é de 250.700 quilômetros quadrados, ou 20% do estado do Pará, onde moram 293.000 pessoas. A área do plano é composta pelos municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu. (Folha de São Paulo)