quarta-feira, 21 de julho de 2010

Brasil e EUA fecham acordo para pesquisas em energia limpa

Brasil e Estados Unidos (EUA) firmaram ontem (20/07) uma parceria para cooperação bilateral no setor de energia. A assinatura do documento, que será feita pelo ministro de Minas e Energia do Brasil, Márcio Zimmermann, e o Secretário de Energia estadunidense, Steven Chu, ocorre durante o Fórum das Maiores Economias do Mundo (MEF, sigla em inglês), realizado desde segunda (19), em Washington (EUA).

A ação visa promover o desenvolvimento e implantação de tecnologias com baixas emissões de carbono. O documento prevê a realização de atividades conjuntas relacionadas à energia renovável – incluindo biocombustíveis – e produção, distribuição e transmissão de eletricidade; eficiência energética; petróleo, gás natural e carvão limpo; geração de energia nuclear para fins civis; e planejamento para a condução de P&D entre instituições de pesquisa em ambos os países.

Segundo o ministro, o Brasil poderá auxiliar os EUA com sua experiência em aproveitar energia de fontes limpas e renováveis. Em contrapartida, os Estados Unidos podem ajudar oferecendo tecnologia e trocando experiência nas pesquisas.

MEF - Reunindo ministros de 22 países, das maiores economias global, o MEF está focado nas discussões sobre fontes de energia renováveis, matriz energética limpa e mudanças climáticas. O encontro segue na esteira da Cúpula das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), que reuniu governantes de 17 países para tratar de ações para reduzir emissões de gases estufa. O encontro ocorreu em dezembro do ano passado, em Copenhague, na Dinamarca.

A agenda do encontro ainda inclui conversas do Brasil com o secretário de Energia e Mudança do Clima do Reino Unido, Chris Huhne e com o embaixador Richard Jones, vice-diretor executivo da Agência Internacional de Energia (AIE), para tratar de possíveis acordos bilaterais. (Jornal da Energia)