terça-feira, 16 de março de 2010

Trabalho por uma matriz mais limpa permanece

Mesmo tendo em sua gestão a finalização para uma matriz de energia mais limpa, o ministro de Minas e Energia Edison Lobão, afirma que as usinas de geração térmica permanecerão. Segundo o ministro, os investidores de usinas a óleo e a carvão não têm com o que se preocupar e nem devem modificar o seu portfólio. "Manteremos o mesmo ritmo. Temos inúmeras térmicas que estão paralisadas. Elas funcionam 8% do ano, estão ali para reserva estratégica", afirmou .

"Térmicas terão espaço sempre como energia de reserva, energia estratégica, mas a limpeza do modelo temos que manter. Se for necessário, caminharemos fortemente para a instalação de nucleares que são limpas e seguras", enfatizou o ministro.

Segundo o presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, a energia nuclear tem sido mesmo mais priorizada no governo atual. "O ministro Lobão teve coragem de assumir a importância da energia nuclear", disse.

Até meados do próximo mês, o ministério das Minas e Energia deverá entregar ao governo da Bahia e de Sergipe o estudo técnico de viabilidade de localização para as três usinas nucleares que pretende instalar no Nordeste. (DCI)