sexta-feira, 13 de abril de 2012

Projeto fixa prazo máximo de 90 dias para concessão de licença ambiental

O deputado Ronaldo Benedet (PMDB-SC) tenta aprovar na Câmara um projeto de lei que fixa um prazo máximo de 90 dias para que órgãos ambientais decidam sobre pedidos de concessão ou renovação de licença ambiental. O texto alera lei de 1981 que estabelece a Política Nacional de Meio Ambiente.

O parlamentar argumenta que o objetivo é dar celeridade ao prodcesso, que hoje atrasa projetos de infraestrutura. “O Estado tem o dever de proteger o meio ambiente, mas não podemos admitir que a demora nas vistorias e nos estudos de impacto ambiental sirva de entrave à implantação de empreendimentos, afugentando novos investimentos".

A lei original exige o prévio licenciamento ambiental para a construção, a instalação, a ampliação e o funcionamento de estabelecimentos e atividades, considerados potencialmente poluidores ou capazes de causar degradação ambiental.

Tramitação
A proposta tramita em conjunto com outro projeto, de 2004, que estabelece normas sobre licença ambiental e regulamenta o dispositivo constitucional sobre o tema. As matérias, porém, ainda têm um longo caminho antes de uma eventual aprovação. Os textos serão analisados pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de serem votadas pelo Plenário. (Jornal da Energia com informações da Agência Câmara)


Leia também:
* Aneel quer mudança na compra de energia
* Eólicas brasileiras produzem menos que o previsto
* Em cinco anos, energia solar deverá ser competitiva e integrará matriz
* Comissão aprova isenções para veículos elétricos e híbridos
* Deputados debatem adoção de conta de luz pré-paga com Edison Lobão