A subcomissão especial encarregada de tratar questões envolvendo energia elétrica no Estado do Rio de Janeiro realizará audiência pública para debater o fornecimento de energia elétrica no Estado. O deputado Filipe Pereira (PSC-RJ), que é autor do requerimento aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor, diz que é preciso avaliar as denúncias de frequentes interrupções no fornecimento de energia.
A comissão pretende esclarecer as medidas que já foram tomadas pelas empresas Ampla e Light responsáveis pelo serviço no estado. Haverá também visita oficial dos integrantes da subcomissão às empresas.
A população também do estado do Rio tem reclamado de problemas como má prestação de serviços, má conservação dos postes e equipamentos elétricos. Os moradores na Região da Costa Verde e da Região Metropolitana do Rio de Janeiro sofrem com essas interrupções e a Ampla, concessionária responsável pela região, não tem respondido às reclamações.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também não tem respondido aos questionamentos da população. O órgão é responsável pela regulação e fiscalização do setor.
Cobranças indevidas - A comissão vai debater também as cobranças indevidas nas contas. Segundo o presidente da Associação dos Moradores de Vigário Geral, João Ricardo de Matos Serafim, cerca de 2,5 mil famílias apresentaram contas com variações mensais que chegam a 500%. Essa situação é constatada em diversos outros bairros.
Convidados - A audiência pública contará com a presença do diretor-geral da Aneel, Nelson Hübner; da diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça (DPDC), Juliana Pereira da Silva; do presidente da LIGHT, Jerson Kelman; do presidente da Ampla, Marcelo Llévenes; do presidente do Procon-RJ, José Bonifácio Ferreira Novellino; e de representante do Ministério Público do Rio de Janeiro.(Agência Câmara)
Leia também:
Leia também: