quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Aumento será menor que 40%, afirma Braga

Eduardo Braga (Minas e Energia) disse que o aumento médio da energia neste ano será, "com certeza", menor que 40%.A afirmação foi uma resposta a reportagem publicada nesta quarta (14) pelo jornal "Valor Econômico". Segundo o texto, esse percentual foi calculado pela Aneel e apresentado a Dilma Rousseff como nova estimativa de aumento.

O número considera a decisão do governo de repassar para a tarifa custos que seriam inicialmente bancados com ajuda do Tesouro.

O principal fator que influenciará os reajustes deste ano são as despesas da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), o fundo do setor responsável por fazer todos os pagamentos de programas sociais e subsídios tarifários.

Com despesas bilionárias ainda não estimadas oficialmente, essa conta deve acabar repassando, na forma de aumentos, por exemplo, R$ 9 bilhões (que viriam do Tesouro) e R$ 3 bilhões, que é o deficit da mesma conta em 2014.

Em nota, a Aneel informou que qualquer valor de reajuste estimado "seria precipitado". Segundo a agência, o orçamento da CDE deste ano ainda está em fase de elaboração.