segunda-feira, 1 de setembro de 2014

No primeiro semestre, 70 por cento da meta de acréscimo de geração do ano é atingida

No primeiro semestre de 2014, 70,25% da meta de acréscimo de geração de energia elétrica para o ano já foi colocada em operação comercial. De janeiro a julho, 4.215,9 MW de novas usinas entraram em operação, da meta de 6.001,5 MW de novas usinas para 2014, de acordo com Boletim Mensal de Monitoramento do Sistema Elétrico Brasileiro – Julho, divulgado pela Secretaria de Energia Elétrica (SEE) do Ministério de Minas e Energia (MME) nesta quarta-feira, 27 de agosto. No primeiro semestre, também começaram a operar 2.106,0 km de linhas de transmissão de Rede Básica e 6.857,0 MVA de transformação.

Somente no mês de julho entraram em operação comercial 739,3 MW de geração, 443,4 km de linhas de transmissão e 1591,0 MVA de transformação na Rede Básica, aponta o boletim. A capacidade própria instalada total de energia elétrica no País no mês passado atingiu 130.490 MW.

O crescimento da participação da geração eólica continua se destacando. Em junho, a participação da geração eólica registrou 2,1%, contra 1,2% em maio. Já a participação das usinas térmicas na matriz de produção de energia elétrica recuou em junho ante maio, passando de 29,2% para 28,7%, concentrada principalmente na produção a gás, que passou de 12,9% para 11,8%.

O Boletim Mensal de Monitoramento do Sistema Elétrico Brasileiro é um documento oficial elaborado pelo Ministério de Minas e Energia com informações atualizadas e consolidadas sobre a operação eletroenergética no Brasil. O documento permite o acompanhamento da expansão e desempenho dos sistemas de geração, transmissão e distribuição, além das condições hidrometeorológicas e da política operativa adotada, bem como do comportamento do mercado consumidor e as ocorrências de maior impacto ao Sistema Elétrico Brasileiro (SEB).

A publicação está disponível mensalmente na página do MME, em Publicações e Indicadores/ Boletim de Monitoramento do Sistema Elétrico. Veja o boletim de julho: (Ascom: Ministério de Minas e Energia)
Leia também:
Usina estreou fronteira elétrica
Lobão critica “pregadores da desgraça”
Consórcio para obras de usina no Rio Madeira
Empresas de energia poderão ter dívida maior