terça-feira, 16 de setembro de 2014

Adiamento de leilão abre espaço para hidrelétricas

A alteração da data de realização do próximo leilão do tipo “A-5″, que contratará energia para início de entrega em 2019, de 30 de setembro para 28 de novembro, dará a oportunidade de incluir três projetos hidrelétricos na licitação. A afirmação foi feita ontem pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim.

“A mudança de data foi principalmente devido às hidrelétricas, porque apareceu a oportunidade de conseguir a licença para algumas hídricas”, afirmou Tolmasquim, durante a Rio Oil & Gas, evento do setor petrolífero, no Rio de Janeiro.

Pela legislação do setor, a licença ambiental prévia é obrigatória para que um projeto participe dos leilões de energia. Na prática, se o leilão fosse realizado em 30 de setembro, não haveria nenhuma hidrelétrica na disputa, o que poderia ser uma derrota política para o governo Dilma Rousseff, às vésperas da eleição presidencial.

De acordo com Maurício Tolmasquim, os três projetos hidrelétricos que podem ser incluídos no leilão A -5, no fim de novembro, são a usina de Itaocara, no Rio de Janeiro, e duas usinas no rio Piquiri, no Paraná.

O presidente da EPE não soube dizer, no momento, qual a capacidade instalada somada das três usinas. “Não são grandes [hidrelétricas], são médias, mas contribuem”, afirmou. (Valor Online)
Leia também:
Tolmasquim mostra ceticismo sobre participação de térmicas em leilão de novembro
Câmara quer criar fundo para subsidiar energia de pequenos e médios produtores rurais