quarta-feira, 7 de maio de 2014

Governo tem previsão mais otimista para reservatórios das hidrelétricas

O nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas deve chegar a 20% no fim de novembro, quando começa o novo período chuvoso. A avaliação, do secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, está acima das previsões de analistas de mercado, que falam em um estoque médio de água nos reservatórios entre 10% e 15% de suas capacidades.

Para o secretário, o nível projetado pelo governo é suficiente para garantir que o fornecimento de energia elétrica seja feito com tranquilidade até o ano que vem.

Segundo Zimmermann, a estimativa é feita com base na intensidade de chuvas nos últimos meses. Ele diz que o nível de chuvas melhorou em abril ante março e fevereiro.

O resultado, aliado a uma redução do consumo -que vem ocorrendo naturalmente com a queda gradual da temperatura em todo país-, contribuiu para que o governo chegasse a essa previsão, considerada satisfatória.

Com isso, a equipe de técnicos e especialistas do governo para o setor elétrico acreditam que será mantido em até 5% o risco de falta de energia no país neste e também no próximo ano. A avaliação é que, diante do novo cenário e previsões, não há necessidade de dar início a um programa de racionalização do uso de energia no país.

Mercado - No mercado, os especialistas admitem que a adoção de um programa para economizarenergia não é uma "decisão fácil", mas recomendam que o governo adote esse caminho, já que estudos feitos pelo setor indicam que os reservatórios devem atingir, em novembro, uma média de abastecimento inferior.

Segundo o consultor Mario Veiga, presidente da PSR, um nível de 10% é "perigoso" e levaria a um racionamento de energia no próximo ano. Sua consultoria calcula em 46% o risco de isso acontecer.

Ontem, o diretor-geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Hermes Chipp, apresentou, pela primeira vez em dois meses, uma melhora na previsão de situação dos reservatórios das hidrelétricas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Segundo o operador, a nova estimativa para esses reservatórios é que, entre junho e novembro, o nível médio fique em 18% da capacidade máxima. Antes, a previsão era de 15%. Desde 2001, ano em que houve racionamento de energia, os reservatórios não chegam ao mês de novembro com nível próximo a 20%. (Folha de S. Paulo)
Leia também:
Geradoras podem ter rombo de R$ 20 bi
Associações do setor elétrico criticam ações do governo
Distribuidoras têm de equacionar custo de R$ 2,4 bi
Ministra rejeita estudos de usinas em florestas e critica Tolmasquim