sexta-feira, 16 de maio de 2014

CMSE atento aos cronogramas de eólicas e ICGs

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) está atento às datas de entrada em operação de usinas eólicas e seus respectivos sistemas de transmissão (ICGs) em 2014. A atenção especial se dá pela necessidade de novas fontes de geração para ajudar a atravessar o período turbulento em que vive o setor elétrico. "Considerando a atual conjuntura vivenciada no país, com condições hidrometeorológicas desfavoráveis, e a importância da expansão da oferta de geração no Sistema Interligado Nacional, o Comitê recomendou que seja oficializado aos agentes de geração e transmissão que possuem empreendimentos relacionados à expansão do parque eólico, com entrada em operação prevista em 2014, destacando a importância do cumprimento do cronograma da operação comercial", escreveu o CMSE, na Ata de 142ª reunião, disponibilizada na semana passada.

Segundo o relatório de abril da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), existem 130 projetos eólicos previstos para entrar em operação até dezembro, que somam 1.894MW de potência, muitos deles dependendo apenas das linhas de transmissão. Em abril, o CMSE se comprometeu a enviar um ofício aos agentes de geração e transmissão que possuem empreendimentos relacionados à expansão do parque eólico, destacando a importância do cumprimento do cronograma para entrada em operação comercial dos projetos.

O Comitê deliberou ainda pela realização de reunião específica para discussão de aspectos relacionados ao cumprimento dos prazos estabelecidos no ato legal para os empreendimentos de geração e transmissão de energia, de forma a viabilizar a sua entrada em operação conforme datas de necessidade apontadas nos estudos de planejamento e operação. A discussão deverá aprofundar especificamente as situações que impliquem na dependência de novos empreendimentos de transmissão para o escoamento de energia de fontes geradoras. Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, até março deste ano, entraram em operação comercial 1.614MW de capacidade instalada no SIN referente às usinas do Ambiente de Contratação Regulado (ACR). Cabe destacar a entrada em operação comercial de 263 MW de usinas eólicas com conexão na ICG João Câmara II, no Rio Grande do Norte. Além disso, até março de 2014 entraram em operação 1.249 km de linhas de transmissão de Rede Básica e 2.401 MVA de transformação. 

Geração de energia cai 4,8% em março, aponta CCEE
A geração total de energia elétrica registrada em março deste ano foi de 64.160 MW médios, provenientes de 1.090 usinas modeladas no sistema da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O montante representa queda de 4,8% na produção frente a fevereiro, mas é 3,1% superior ao entregue no mesmo período ano passado. Os dados são do Boletim de Operação das Usinas, publicado mensalmente pela CCEE. Segundo dados são do Boletim de Operação das Usinas, publicado mensalmente pela CCEE, a geração hidráulica apresentou redução na produção de 9% em relação a fevereiro de 2014 e de 2,3% em relação a março de 2013. As pequenas usinas hidráulicas – PCHs e CGHs – também tiveram retração de 9,6% no período e produziram 2.693 MW médios.

Ainda assim, as hidrelétricas mantém a predominância dentro da matriz elétrica brasileira. A produção dessas usinas representou 70,9% do total em março de 2014. As usinas eólicas, por outro lado, apresentaram alta de 2,1% na comparação com março passado (de 617 MW médios para 630 MW médios), embora tenham registrado queda de 14,1% frente ao mês anterior.O boletim aponta ainda que a geração proveniente das termelétricas manteve a tendência de crescimento em março de 2014, quando a geração de todas as usinas térmicas (gás, carvão, óleo, bicombustíveis e biomassa)alcançou 15.361 MW médios. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a alta foi de 26,9%.

Apesar do período de entressafra, as usinas movidas à biomassa conseguiram se destacar. A geração da fonte cresceu 128,6%, passando de 284 MW médios para 649 MW médios na comparação entre os meses de março de 2013 e 2014. Também contribuiu para o aumento a produção das usinas a carvão, que geraram 2.056 MW médios contra 1.174 MW médios em março/13, o que representa expansão de 75,1%. Em março de 2014 foram incluídas 26 novas usinas no sistema da CCEE, sendo 21 eólicas, quatro PCHs e uma térmica a gás. No mesmo período foram descadastradas duas térmicas a biomassa e uma PCH, o que resulta em um acréscimo líquido de 23 usinas no mês. (Jornal da Energia)
Leia também:
Geradoras tucanas dobram lucro com venda de energia
Tarifa industrial deve subir para quarta maior do mundo
Pinga-Fogo Setor Elétrico: Cemig, Light, Eletrobras e Cesp