terça-feira, 27 de maio de 2014

Avanço das eólicas

O governo admitiu que os principais projetos de geração de eletricidade em curso no país, as grandes hidrelétricas na região Norte, não serão suficientes para atender a demanda futura. Com isso, o abastecimento ficará ainda mais dependente das termelétricas, que geram a energia mais cara. Ontem, o assessor da diretoria-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Marcelo Prais, afirmou que a fatia da geração hidráulica na matriz elétrica nacional vai recuar de 74,8%, em 2013, para 70,5%, em 2018.

Prais explicou que a queda ocorrerá apesar da entrada em operação das usinas em construção. "O desafio é grande porque, apesar de a capacidade hidráulica atingir 20,5 mil megawatts (MW) em quatro anos, só 1% desse total representa reservatórios", disse, acrescentando que o consumo no período continuará crescendo a uma taxa média anual de 4,2%.

Menos biomassa - Segundo o ONS, a energia eólica vai aumentar sua presença, de 1,9% para 8,6%, enquanto as térmicas a óleo passarão de 3,8% para 3%. A energia de biomassa e a gás também será reduzida, enquanto a nuclear deve subir de 1,6% para 2,1%, graças à entrada em operação de Angra 3. Na avaliação do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Adilson de Oliveira, especialista no setor, "se o país tivesse uma malha de gás natural, não seria tanto, mas ainda precisa queimar óleo".

Para a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeolica), Elbia Melo, a força dos ventos pode agregar 14 mil MW ao sistema até 2018 e elevar a participação com preço competitivo, de R$ 133 MW/hora. "Mesmo assim, o país não pode prescindir das termelétricas", disse. (Correio Braziliense)
Leia também:
Geradoras avaliam pedido de ajuda
Usina a fio d´água amplia desafios
Alta da energia impactou tarifas, dizem empresas
Setor vê atraso em medidas do governo sobre energia
Consumidor residencial perde parte do desconto na conta de luz
Gerando abaixo do contrato, Santo Antônio Energia recorre à Justiça e evita