quarta-feira, 28 de maio de 2014

Autoridades do setor reconhecem cenário ruim, mas garantem suprimento

O diretor-geral do Centro de Pesquisas em Energia Elétrica, Albert Melo, afirmou durante reunião com empresário na Confederação Nacional da Indústria que o sistema elétrico está em estado de atenção, mas não há deterioração das condições de suprimento de energia. Avaliação semelhante foi feita pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim, que reconheceu a ocorrência de um cenário hidrológico extemos no início do ano, mas garantiu que o país tem uma situação robusta em termos de abastecimento.


O dirigente do Cepel e o presidente da EPE repetiram durante o evento comparações feitas entre 2014 e 2001, ano em que foi decretado o racionamento de energia. Melo destacou que as vazões naquele ano foram melhores que as atuais, enquanto Tolmasquim lembrou que que o país nunca teve uma situação hidrológica tão ruim acontecendo simultaneamente nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Apesar disso, destacou, o abastecimento foi garantido porque houve aumento significativo da capacidade instalada desde então.

A reunião na CNI nesta terça-feira, 27 de maio, teve também como convidados o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; o secretário-executivo do MME, Marcio Zimmermann; o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Romeu Rufino; e o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Hermes Chipp; e o presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercializaçãod e Energia Elétrica, Luiz Eduardo Barata (Canal Energia)
Leia também: