quinta-feira, 13 de março de 2014

Consumidor vai pagar conta das térmicas

O governo decidiu que irá repassar para o consumidor, ao longo de cinco anos, uma conta do setor elétrico de R$ 1,2 bilhão. O valor corresponde à ajuda dada às distribuidoras e servirá para que elas paguem as despesas de janeiro com compra de energia, mais cara devido ao uso de usinas termelétricas.


A decisão de socorrer as distribuidoras foi publicada em decreto que não esclarecia fonte do recurso ou forma de pagamento.

As térmicas são usinas mais poluentes e, em geral, usadas para complementar a geração das hidrelétricas. Como o país vem enfrentando períodos de seca mais severos desde 2012, elas estão sendo usadas em larga escala, pressionando custos.

Normalmente, as distribuidoras arcavam com a despesa das térmicas e repassavam o custo para o consumidor no ano seguinte, na revisão tarifária. Com o incremento do uso das térmicas, no ano passado o governo decidiu diluir o repasse desse custo ao consumidor ao longo dos cinco anos seguintes.

Ontem, o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Marcio Zimmermann, disse que a mesma fórmula será adotada para custos adicionais neste ano. Segundo ele, "o novo decreto alterou algumas cláusulas, mas mantém as mesmas características do ano passado", quando as distribuidoras receberam ajuda semelhante. (Folha de S. Paulo)
Leia também: