terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Governo: mesmo com seca, energia garantida

O Ministério de Minas e Energia (MME) afirmou que o abastecimento de energia no Brasil está garantido mesmo com a redução da quantidade de água que está chegando aos reservatórios das usinas Hidrelétricas por causa da seca deste ano. Em clara demonstração de preocupação com as notícias sobre o risco de desabastecimento, o governo criticou o que chamou de “especulações” veiculadas pela imprensa no fim de semana. “Apesar das adversidades climáticas que o país enfrenta, com a consequente redução da afluência hídrica aos reservatórios, o fornecimento de energia elétrica do país está assegurado, em quantidade e qualidade necessárias”, diz a nota do MME. 

O posicionamento do ministério ocorreu depois que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou em relatório, na noite de sexta-feira, que a forte demanda de energia poderia indicar a necessidade de 5% de racionamento. De acordo com o ONS, o preço da energia extra teria subido muito fazendo frente ao consumo maior das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Assim, o custo superou o parâmetro técnico da Aneel, que indica racionamento nestes casos. A informação do ONS era de que na semana entre os dias 8 e 14 deste mês, em comparação com a situação da semana anterior, haveria uma queda das afluências em todos os subsistemas — Sul, Sudeste/Centro- Oeste e Nordeste — com exceção do Norte. 

Especificamente para o Sudeste/Centro-Oeste, janeiro de 2014 foi a “pior afluência média mensal de todos os meses de janeiro do histórico de 1931 a 2013” , o que deve se repetir em fevereiro. A nota do ministério informa ainda que o setor elétrico nacional tem cerca de 127.000 megawatts (MW) de capacidade instalada de geração, e mais de 116.000 quilômetros (km) de linhas de transmissão em funcionamento. “O planejamento do setor elétrico brasileiro considera um cenário conservador em relação ao consumo de energia”, diz a nota. Explica ainda que o planejamento é feito para que sempre tenha um “excedente de energia, o que garante o suprimento mesmo com eventuais atrasos de algumas obras de geração”. O ministério diz ainda que por causa da grande expansão “da capacidade de geração e transmissão, o sistema elétrico brasileiro tem equilíbrio estrutural entre oferta e demanda”. E isto, segundo ele, “representa segurança para o abastecimento do país”

PRIVATIZAÇÃO - Consultoria contratada junto ao banco Santander propôs à Eletrobras que o controle das suas sete distribuidoras de energia seja vendido, sendo mantida uma participação minoritária ainda no capital dessas empresas, segundo informou ontem o representante dos acionistas preferencialistas no conselho de administração da companhia, José Antonio Lian, após uma reunião do grupo em Brasília. 

O resultado das distribuidoras da Eletrobras têm prejudicado os balanços da companhia e o governo tem procurado uma saída para essa situação. A venda das distribuidoras enfrenta resistência no governo, por temor de que a operação seja interpretada como uma “privatização”. Segundo Lian, a definição deverá ser tomada “provavelmente” apenas depois das eleições deste ano. — A Eletrobras é confundida como uma autarquia, apesar de ser uma sociedade mista de capital aberto, em que o poder concedente é, ao mesmo tempo, o controlador da Eletrobras, o que é um conflito permanente — disse Lian. 

O presidente do conselho da Eletrobras, o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Marcio Zimmermann, e o presidente da empresa, José da Costa, foram informados sobre as declarações de Lian, após a reunião do conselho, e não quiseram comentá-las. O documento do ONS também informa que a demanda de energia para fevereiro deve crescer 15% em relação ao mesmo mês do ano passado, motivados pela onde de calor. (O Globo)
Leia Também:
Governo quer leiloar 9 hidrelétricas em 2014
Saco de bondades para as empresas elétricas
Reservatório de usinas cai a pior nível desde 2002
Cemig estima investimentos de R$ 3 bilhões para este ano
Obras estratégicas para o sistema energético do país estão atrasadas