sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

EPE: país terá economia de 6,3% no consumo de energia em 2023

O estudo divulgado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) com a atualização das premissas básicas e as previsões para o consumo de energia elétrica nos próximos dez anos, e que prevê um aumento médio da demanda de 4,3% ao ano no período, indica que a eficiência energética no período permitirá ao país uma economia de 6,3% no consumo na rede em 2023 – o equivalente a 53 terrawatts-hora (TWh).

A economia equivale, segundo a EPE, à produção de energia das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia, e que têm potência instalada superior a 7 mil megawatts (MW).

Entre as iniciativas na área de eficiência energética, a EPE destacou a proibição da comercialização de lâmpadas incandescentes e a expansão do uso de energia solar térmica.

O estudo projeta ainda crescimento em torno de 6% para a autoprodução de energia - geração de eletricidade pelo consumidor a partir de instalações próprias de geração, localizadas em unidades de consumo - e que, portanto, não utiliza a rede elétrica das concessionárias de transmissão/distribuição.

As estimativas da EPE indicam que a participação da autoprodução da geração de energia no país passará dos atuais 10% em 2013 para 11,5%, em 2023.

A empresa esclareceu no estudo que a taxa de crescimento da energia gerada a partir da autoprodução foi reduzida em relação a estudos anteriores devido “à atualização de cenários de evolução de novas cargas industriais, principalmente os relativos ao setor siderúrgico e, em menor medida, ao setor de celulose”. (Agência Brasil)
Leia também:
Os atrasos no setor elétrico
Aneel alivia pena para usinas com atraso na operação
Consumo total de eletricidade crescerá 52% em 10 anos
Preço de energia de curto prazo é o quinto mais alto desde 2001
Aneel aprova transferência de distribuidoras do grupo Rede para a Energisa