terça-feira, 18 de junho de 2013

Brasil desperdiça seu potencial hídrico, aponta estudo


Crédito: GettyImages
O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) afirmou, nesta segunda-feira (17/06), que, apesar de depender dos ciclos da chuva, a energia hidrelétrica é a opção mais barata e limpa que o Brasil pode produzir. Figueiró comentou sobre o estudo feito pela Consultoria Legislativa do Senado, intitulado "Por que o Brasil está trocando suas hidrelétricas e seus reservatórios por energia mais cara e poluente?", que aponta que o país, por conta de pressões de variadas naturezas, está desperdiçando seu potencial hídrico.


“E esse desperdício é de difícil recuperação. A contrapartida disso é que o país tem ficado cada vez mais dependente, para a geração de energia, de fontes mais caras e poluentes do que a fonte hidrelétrica”, disse.

O senador apontou que usinas a gás e a óleo, além serem mais poluentes, têm um custo mais alto do que o das hidrelétricas. Enquanto em uma hidrelétrica de grande porte o MWh custa menos de R$85, em uma termelétrica ele chega a custar R$600, se a usina funciona com óleo combustível, disse o senador.

“A diferença é gritante e vai certamente comprometer a promessa do governo de reduzir em 20% as contas de luz residenciais. O funcionamento dessas usinas também implica, naturalmente, o aumento do consumo de combustíveis fósseis. Em outubro do ano passado, o Brasil chegou ao sexto lugar no ranking mundial dos maiores consumidores de petróleo do mundo”.

O senador defendeu o uso de um sistema hidrotérmico na geração de energia, no qual as termoelétricas só seriam acionadas em uma situação de emergência e destacou a necessidade de construção de reservatórios maiores para que as hidrelétricas do país não fiquem vulneráveis à falta de chuvas.

“Essa é a opção brasileira: um sistema hidrotérmico de geração de energia, com as térmicas funcionando como backup. Mas, quanto menos eficientes forem nossas hidrelétricas, mais vulneráveis estaremos com relação ao aleatório dos ciclos naturais e mais necessitaremos do socorro das térmicas, com os custos que já apontei”, ressaltou.

Ruben Figueiró observou ainda, que no mundo moderno, não ter acesso à energia elétrica é ser condenado a viver uma espécie de exílio e que, portanto, o Brasil não pode deixar de explorar seu potencial hidrelétrico, dentro dos limites da razoabilidade e do uso responsável dos seus recursos. (Jornal da Energia, com informações da Agência Senado)
Leia também: