segunda-feira, 13 de maio de 2013

Aneel vai analisar repasse do ESS

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia (Apine), Luiz Fernando Vianna, afirma que os geradores já solicitaram à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a autorização para repassar o Encargo de Serviços de Sistema (ESS) para os preços nos contratos firmados com as distribuidoras (mercado regulado). Segundo ele, a Aneel aprovou a realização de uma audiência pública para discutir o assunto, em sua última reunião, na semana passada. 

No ESS, são contabilizadas as despesas com o acionamento de usinas térmicas para segurança energética, ou fora de ordem de mérito. O encargo só era pago pelos consumidores, tanto do mercado livre como do mercado regulado. Mas, em abril, o governo decidiu incluir as geradoras no rateio do ESS, decisão que foi criticada pelo setor. 

Segundo Vianna, a maioria dos contratos firmados pelos geradores possui cláusulas que permitem o repasse de custos adicionais, como o ESS. Para os clientes do mercado livre, o diretor da Apine afirma não ver maiores problemas para cobrança do encargo. Mas, para os contratos firmados com as distribuidoras, os geradores precisam aguardar o sinal verde da Aneel. 

Além de dividir a cobrança do ESS entre todos os agentes do mercado, o governo também mudou a fórmula no cálculo do Preço da Liquidação das Diferenças (PLD), ou o preço da energia no mercado disponível. 

O PLD passou a internalizar uma parte dos custos com o despacho das usinas térmicas mais caras, ou fora de ordem de mérito. Dessa forma, é esperado que os valores do PLD comecem a ser mais altos a partir do mês de agosto, quando entra em vigor a nova metodologia. (Valor Econômico)

Lei a também:
Setor quer rentabilidade maior em transmissão
Governo calculou mal taxas de retorno, dizem analistas
CPFL espera concluir a compra do grupo Rede até julho
GDF Suez vende fatia de 20% na usina de Jirau para a japonesa Mitsui
Incertezas levam concessionárias a participação tímida em leilão da Aneel
Orçado em R$ 16 bilhões, custo da Usina de Belo Monte já supera os R$ 30 bilhões