Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quer evitar que a redução de até 32% na conta de luz incentive as pessoas a aumentar o consumo de energia elétrica, como se estivessem aproveitando uma liquidação de ponta de estoque. Para o diretor- geral da Aneel, Nelson Hübner, é importante que o brasileiro aproveite a oportunidade para fazer com que essa economia no custo da energia seja ainda maior.
“Não é porque (a energia) está mais barata que os consumidores devem deixar de se preocupar em economizar. Uma coisa boa pode ficar ainda melhor”, disse. A redução nas tarifas está em vigor desde 24 de janeiro, mas só a partir do próximo dia 24 — após se completar o primeiro ciclo de cobrança com as novas tarifas—é que o desconto será repassado integralmente à conta de luz. Até então, o benefício é apenas proporcional aos dias contabilizados com os novos valores.
Os consumidores residenciais serão beneficiados com uma redução de 18% na tarifa. Para a indústria, o comércio, a agricultura e o setor de serviços, a redução chegará a até 32%. Na opinião do diretor da Aneel, a possibilidade de a diminuição do custo da energia implicar aumento do consumo não vai contra o discurso de sustentabilidade do governo federal. “Isso não é verdade porque o custo da tarifa é muito elevado no Brasil”, disse Hübnser, ao defender os efeitos dessa redução para o custo Brasil. A fim de apresentar algumas dicas para estimular a redução do consumo, a Aneel lançou ontem, emseu site, a cartilha Use a Energia com Inteligência. (Brasil Econômico)
Leilão de energia de empreendimento existente será em maio
O leilão de compra de energia elétrica de empreendimentos de geração existentes será realizado em maio, publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira o Ministério de Minas e Energia, sem marcar uma data precisa. Segundo a portaria publicada, o leilão ocorrerá na modalidade por quantidade de energia. O início de suprimento de energia elétrica deve ocorrer 1º de junho deste ano, e o término será em 30 de junho de 2015, para todas as fontes energéticas. "Os agentes de distribuição poderão contratar energia elétrica correspondente ao seu montante de reposição (...). Os montantes de reposição serão calculados pela Agência Nacional de Energia Elétrica até 26 de abril." Distribuidores deverão apresentar até 12 de abril declarações de necessidades de energia para este ano. (Reuters)