quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Aneel prevê leilão de energia em maio para atender distribuidoras

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) prevê a realização de um leilão de energia elétrica em maio para contratar imediatamente energia para atender a demanda das distribuidoras do país, que estão atualmente subcontratadas. Segundo o diretor-geral da agência, Nelson Hubner, como não houve leilão no ano passado, as empresas precisam de cerca de 2 mil megawatts médios.

Essa energia deve ser "velha" - produzida por usinas já construídas - porque não há tempo para aguardar a construção de um empreendimento novo. 

"Queremos que seja feito o mais rápido possível. Podemos discutir diversos produtos [fontes energéticas], mas para entrega imediata", disse o diretor. 

Renovação de concessões 
Hubner também disse que o governo espera concluir neste semestre as regras para prorrogar as concessões das distribuição de energia. Ele disse que o MME (Ministério de Minas e Energia) vai publicar um decreto para permitir a renovação de 44 empresas do setor que possuem contratos a vencer entre 2015 e 2017. Essa renovação já foi feita para empresas de geração e transmissão, que também teriam vencimento das concessões no mesmo prazo. "A Aneel vai se manifestar após regulamentação do Ministério. Quando sair o decreto, estarão estampadas as condições para renovação das distribuidoras", disse Hubner. (Folha)

Leia também:
Eletrosul inaugura usina fotovoltaica
BNDES pode criar linha de crédito para distribuidoras
Aneel espera ministério para renovar com distribuidoras
Consumidor pode começar a pagar, neste ano, custo da geração térmica