quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Aneel publica norma sobre medidores eletrônicos



Medidores Eletrônicos
A resolução da ANEEL que regulamenta sistemas de medição eletrônica de energia elétrica de unidades consumidoras do Grupo B (residencial, rural e demais classes, exceto baixa renda e iluminação pública) foi publicada ontem (14/8), no Diário Oficial da União.  Os medidores eletrônicos – também chamados de medidores inteligentes –, proporcionarão uma série de benefícios para os consumidores de energia, como a criação das condições para difundir a microgeração distribuída, ou seja, a possibilidade de que consumidores também atuem como pequenos geradores de fontes alternativas de energia.

O novo sistema de medição possibilitará ao consumidor maior eficiência no consumo de energia, pois ele terá mais informações sobre o seu perfil. Outros benefícios são a possibilidade de atendimento remoto pela concessionária; o melhor monitoramento da rede pela distribuidora, devido ao fluxo de comunicação consumidor-concessionária; a redução de perdas técnicas e não-técnicas; e a oferta de novos serviços aos consumidores.

As distribuidoras terão 18 meses para oferecer os medidores eletrônicos aos seus consumidores. Haverá dois tipos de equipamentos: o primeiro, a ser instalado sem ônus, permitirá ao consumidor aderir à tarifa branca – tarifa que varia de acordo com faixas horárias de consumo. O outro modelo de medidor, mais completo, oferecerá acesso a informações específicas individualizadas sobre o serviço prestado, e a instalação poderá ser cobrada pela distribuidora. (Clic Aneel)
Leia também:
* Artigo: Uma luz no fim do túnel
Cesp aguarda pacote para renegociar dívidas
Lucro da Eletrobras cresce 300% e atinge R$ 1,349 bi
Pinga-Fogo Setor Elétrico: Eletronorte, Cemig, Aneel, Eletrosul e Abradee