terça-feira, 12 de junho de 2012

Empresas consomem mais no mercado livre, diz estudo

Indústrias que compram energia no mercado livre apresentaram um crescimento de consumo praticamente duas vezes maior que as que estão no ambiente regulado. As companhias que atuam no ambiente de contratação livre (ACL) saíram de um patamar de carga de 14.258MW em dezembro de 2011 para 15.577MW no fim de março deste ano, um salto de 1.517MW. O crescimento foi de 5,68%, contra 2,81% das que estão no ACR. 

“Isso demonstra como as empresas que estão no ambiente desregulado encontram custos mais baixos para poder ampliar a sua produção”, explica Reginaldo Medeiros, presidente da Associação Brasileira de Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel). O executivo é coordenador da campanha "2012 – Ano do Mercado Livre", responsável pelo levantamento dos dados. Para o dirigente, os números mostram "como a falta de energia barata pode ser um limitador na expansão da economia brasileira”. 

A campanha “Ano do Mercado Livre" destaca que nasceu "com o objetivo de conscientizar autoridades públicas e agentes privados sobre a importância vital da negociação desregulamentada para a competitividade da indústria no País, bem como na blindagem contra a inflação". A iniciativa partiu de associações ligadas a geradores e comercializadores de energia elétrica.

Gestão de Riscos nos Processos de Contratação de Energia 
A VIEX Americas organiza a 2ª Conferência de Gestão de Riscos nos Processos de Contratação de Energia Elétrica - Energy Risk Management Conference, que acontece nos dias 14 e 15 de junho, em São Paulo. O evento promete reunir uma plateia com empresas de geração, distribuição e comercialização de energia, produtores independentes e consumidores de energia. 

Durante os dois dias de evento serão apresentados e discutidos temas como: projeções de cenários de oferta e demanda no setor elétrico, variação dos preços no ambiente de contratação livre, metodologia de cálculo para riscos de crédito, aspectos regulatórios que afetam a comercialização de energia e gestão do portfólio de contratos. 
A grade de palestrantes do evento conta com representantes da CCEE, Abraceel, Anace, Abragel, AES Tietê, Safira Energia, Compass Comercializadora, Andrade & Canellas, Engenho Consultoria, entre outros. (Jorna da Energia)



Leia também:
Price prevê aumento nas fusões e aquisições de elétricas
Pinga-Fogo Setor Elétrico: ONS, BNDES, Concessões e Câmara
O menor preço em energia eólica
Participação de renováveis na matriz elétrica aumenta e eólicas se destacam