sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pinga-Fogo Setor Elétrico: ANEEL e MME

Aneel disponibiliza nova versão do Banco de Dados do PDD para download 
A Aneel disponibilizou em seu Banco de Dados o Plano de Desenvolvimento da Distribuição (PDD) versão 1.0.12, referente à atualização do ano de 2012, está disponível no site da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O PDD apresenta o resultado dos estudos de planejamento elétrico e energético das concessionárias de distribuição. Os dados devem ser apresentados à ANEEL até o dia 10 de abril de cada ano, conforme a Resolução Normativa nº 465/2011, que aprovou a Revisão 3 do Módulo 2 dos Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional (PRODIST). A versão atualizada do PDD possibilita que as empresas listem as obras realizadas no ano anterior e façam a análise crítica entre o que havia sido planejado e o efetivamente realizado. A ANEEL utiliza as informações apresentadas no PDD pelas concessionárias para acompanhar o planejamento e a evolução dos sistemas de distribuição de energia elétrica no Brasil. A formação e análise deste Banco de Dados poderá indicar, a partir de estudos que serão feitos pela Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição, eventuais necessidades de aprimoramento da regulamentação vigente.O Banco de Dados, juntamente com o Manual de utilização do PDD, está disponível no site: http://concessionarios.aneel.gov.br

Smart Grid é debatido no MME 
Utilizar a tecnologia da informação para tornar a rede elétrica mais ágil e eficiente, o chamado Smart Grid, foi tema de debate entre especialistas do Ministério de Minas e Energia e da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), que ocorreu ontem, 26 de janeiro, no MME. O Smart Grid envolve a instalação de sensores nas linhas de energia e o estabelecimento de um sistema de comunicação confiável em duas vias. Ele permite a conexão de fontes diferentes, com o qual é possível evitar constantes interrupções de energia elétrica. De acordo com o Secretário-Adjunto de Energia Elétrica do MME, Robésio Maciel Sena, no Brasil já existe um projeto-piloto do Smart Grid e foi implantado no municipio de Parintins, no Amazonas. Chamado ‘Projeto Parintins’, a cidade amazonense recebeu sensores na distribuição da rede que intervirarão em caso de falhas na distribuição. Segundo Fujisawa, especialista da Jica, a implantação deste sistema no Brasil, irá reduzir em 80% aduração de interrupção de energia elétrica no país. Ele disse ainda que no Japão esta tecnologia já é utilizada com sucesso. 

MME publica portaria com os valores limite de CVU para UTEs candidatos à mudança de combustível 
O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou no Diário Oficial da União (D.O.U) de ontem (26/1) a Portaria nº 20, que define os limites para os novos valores de Custo Variável Unitário – CVU para empreendimentos termelétricos candidatos para a mudança de combustível. A Portaria MME nº 7, de 6 de janeiro último, definiu a metodologia para o cálculo da garantia física de empreendimentos termelétricos que venham a solicitar mudança de combustível e, por sua vez, a Portaria MME nº 649, de 13 de dezembro de 2011, estabeleceu as diretrizes gerais. A substituição foi autorizada pelo art. 21-C da Lei nº 10.848, de 15 de março de 2004 e regulamentada pelo Decreto nº 7.523, de 08 de julho de 2011. 

MME indefere pedido de prorrogação de prazo de concessão da UHE Jurumirim 
O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou no Diário Oficial (D. O. U) de ontem (26/1) a Portaria nº21, que indefere o pedido de prorrogação do prazo de concessão da Usina Hidrelétrica de Jurumirim.Situada no Rio Ipiranga, Município de Guaraciaba, Estado de Minas Gerais, a UHE potência de 48 MW. De acordo com a Portaria, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) deverá adotar as providências necessárias para a extinção da concessão. (Assessoria de Comunicação Social do MME)


Leia também:
Dilma assina acordo para pagamento R$3 bilhões com a CEEE
Aneel admite falha na fiscalização das distribuidoras de energia
Regras vão permitir que casas tenham microusinas