quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Pinga-Fogo Setor Elétrico: MME, ANEEL e EPE

MME quer rever valores de indenização para concessão
Os valores que vem sendo alardeados pelas empresas do setor elétrico para indenizações, caso não sejam renovadas as concessões do setor que vencem a partir de 2015, precisam ser revistas. A afirmação é do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. "Os cálculos precisam todos ser revistos, da Eletrobras e Aneel", disse, referindo-se ao montante de R$ 37 bilhões informado pela Eletrobras há poucas semanas, e aos R$ 47 bilhões calculados pela Aneel a partir de dados das próprias empresas.Apesar de o governo já ter deixado claro que só tomará decisões sobre a renovação das concessões em 2012, Lobão fez questão de frisar que a discussão sobre o tema "não está parado". "Temos um pouco de pressa, mas privilegiamos a qualidade do trabalho", disse.  Ontem o ministro participa de mais uma reunião sobre o assunto, no Palácio da Planalto, com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Segundo ele, também participarão do encontro representantes dos ministérios da Fazenda e do Meio Ambiente.

Aneel abre audiência para discute CAR para 2012/13

A Aneel abriu audiência pública para debater a proposta da Curva de Aversão de Risco (CAR) dos reservatórios das hidrelétricas para o biênio compreendido entre os dias 1º de janeiro de 2012 até o dia 31 de dezembro de 2013. A proposta com os níveis das curvas por submercado ficará em audiência pública entre os dias 8 a 23 dezembro por intercâmbio documental.

Aneel autoriza Celpa a implantar projeto piloto de pré-pagamento

A Aneel a Celpa a implantar um projeto piloto de pré-pagamento do serviço público de energia elétrica. A medida vai beneficiar 220 unidades consumidoras de 11 comunidades isoladas do município Porto de Moz (PA), que serão atendidas por miniusinas de geração. O sistema de pré-pagamento possibilita que o consumidor acompanhe a energia consumida e sinalize sobre a proximidade do fim do crédito de energia. O crédito de energia deverá ser informado pela Celpa na sede do Município de Porto de Moz ou nas próprias localidades. A regulamentação da modalidade de pré-pagamento de energia no país, assim como já é adotado no serviço de telefonia, está sendo analisada pela Aneel. Segundo a agência reguladora, essa modalidade poderá proporcionar ao consumidor uma melhor gestão do consumo de energia elétrica, pela possibilidade de monitoramento do consumo em tempo real.

EPE habilita 231 projetos para leilão de energia

A EPE divulgou a relação de 231 projetos habilitados para participar do Leilão de Energia Nova A-5/2011, composto apenas por fontes renováveis de energia, que vai atender empresas distribuidoras para 2016. O leilão, que está marcado para o dia 20 de dezembro, vai oferecer um total de 6.286 megawatts (MW) de potência instalada. O presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, informou que não houve habilitação de termelétricas a gás natural. No entanto, ele avaliou que já existe uma boa quantidade de empreendimentos térmicos contratados anteriormente. “O volume de oferta de geração habilitado pela EPE garante que a demanda das distribuidoras de eletricidade será plenamente atendida com as fontes renováveis de energia incluídas neste leilão”, declarou o presidente. O maior número de usinas habilitadas para a licitação está no setor de energia eólica: 205 parques de geração por meio dos ventos, com capacidade total de 5.149 MW. Também foram habilitadas usinas hidrelétricas, pequenas centrais hidrelétricas (com potência instalada de até 30 MW) e termelétricas movidas a bagaço de cana-de-açúcar. Outras usinas hidrelétricas poderão ser habilitadas pela EPE até o dia 9 de dezembro. As hidrelétricas serão instaladas em Cachoeira (63 MW), Castelhano (64 MW), Estreito Parnaíba (56 MW), no Maranhão e Piauí, em São Roque (135 MW), Santa Catarina, e a ampliação da Hidrelétrica Santo Antônio do Jarí, no Pará, (70 MW).

Leia também:
* Instituto apresenta ao governo análise sobre renovação de concessões
* Artigo: Distribuidoras burras e inteligentes
* Aneel aprova resolução sobre regime de exploração hidrelétrica
* Controlador da Rede Energia coloca empresa à venda
* Aneel aprova resolução sobre regime de exploração hidrelétrica
* Eletrobras conta com BNDES para comprar EDP