quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Câmara Comercialização de Energia Elétrica participa do Grupo de Trabalho Smart Grid do MME

A CCEE está coordenando, a convite do Ministério de Minas e Energia (MME), o subgrupo “Medição de Fronteira e Microgeração” do Grupo de Trabalho Smart Grid. Criado pelo MME em 15 de abril, o GT tem como principais objetivos analisar e identificar ações necessárias para subsidiar o estabelecimento de políticas públicas para a implantação de um programa brasileiro de smart grid – rede elétrica inteligente que prevê, dentre várias funcionalidades, a troca de medidores eletromecânicos por eletrônicos.

O subgrupo coordenado pela Câmara tem como atribuição estudar meios de flexibilização das exigências para medição das microgerações e geração distribuída. Conta com a participação de representantes do MME, da EPE, do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), da Aneel, do ONS e da própria da CCEE.

Outros dois subgrupos, “Estudos Econômicos” e “Legislação”, integram as frentes de trabalho do GT Smart Grid, que tem o prazo de até 180 dias - a partir da data de sua criação - para conclusão das suas atividades, e de até mais 30 dias para apresentação de relatório técnico contemplando os estudos, análises e propostas a serem adotadas.

Andamento dos trabalhos - No dia 18 de agosto ocorreu a segunda reunião do subgrupo “Medição de Fronteira e Microgeração”.Na ocasião, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) demonstrou o aplicativo para mapeamento de cobertura de comunicação. A ECIL e a EDP Bandeirante Energia também apresentaram seu projeto piloto para desenvolvimento de medidores inteligentes, a serem implantados em 13 mil domicílios. (CCEE News)