terça-feira, 31 de agosto de 2010

Conferência de PCH Mercado e Meio Ambiente debate as diretrizes para pequenas centrais hidrelétricas

Acontece em São Paulo (SP) nos dias 1 e 2 de setembro de 2010, no Centro de Convenções do Novotel Center Norte, a Conferência de PCH Mercado & Meio Ambiente.

O evento é coordenado pelo Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidrelétricas (CERPCH) juntamente com a Universidade Federal de Itajubá, em parceria com a Método Eventos e a Associação Brasileira dos Pequenos e Médios Produtores de Energia Elétrica (APMPE). A conferência tem como objetivo discutir os principais temas referentes às PCHs, como aspectos legais e institucionais, tecnologia aplicável, meio ambiente e análises econômicas. A previsão é que cerca de 350 pessoas participem do evento, entre representantes do governo, ONGs, investidores, técnicos, agentes do mercado e provedores de soluções e tecnologias.

No evento serão apresentadas e debatidas as propostas de revisão do sistema de outorgas e também as oportunidades de negócios existentes em várias regiões do Brasil, ao lado de debates técnicos sobre a operação das PCHs e sobre as oportunidades de comercialização da energia produzida.

Em relação ao mercado, a perspectiva de continuidade do desenvolvimento econômico sinaliza um forte crescimento na demanda de energia, em especial no mercado livre, pois muitas empresas não terão energia contratada suficiente para suas necessidades.

De outro lado, a retomada das grandes usinas e a participação de outras fontes renováveis com preços competitivos sinalizam que para atuar nos leilões para o ambiente regulado e mesmo para o mercado livre, os investidores em PCHs terão que encontrar formas de aumentar sua competitividade.