Nove entidades ligadas ao setor elétrico se reuniram em uma campanha em favor do mercado livre. Programada para ser lançada na próxima quarta-feira (21/3), a iniciativa apresentará as vantagens de se tornar um agente do ambiente de comercialização livre (ACL). Segundo Reginaldo Medeiros, presidente da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica, a ampliação desse setor é vista como fundamental para dar competitividade para economia brasileira.
"Em média, quando um consumidor migra para o mercado livre, ele economiza entre 10 e 15% nos custos com energia elétrica", destaca o executivo. Segundo ele, a campanha pretende ainda conscientizar as autoridades públicas, empresários e a sociedade sobre a importância de um ambiente de comercialização livre.
Medeiros também conta que os agentes estão receosos quanto ao destino que será dado à energia depreciada oriunda de usinas cuja concessão está por vencer nos próximos anos. "A gente está pleiteando que o mercado livre tenha acesso a essa energia; portanto, que não fique direcionado exclusivamente ao mercado cativo. Isso geraria uma distorção no mercado”, argumenta.
A campanha “2012 - Ano do Mercado Livre de Energia” será lançada oficialmente em Brasília e conta com apoio da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Infraestrutura Nacional. A ação é uma iniciativa da Abeeólica (agentes do setor de energia eólica), Abiape (investidores em autoprodução), Abrace (consumidores de energia), Abraceel (comercializadores), Abragel (geradores), Abragef (geração flexível), Abraget (geradores térmicos), Anace (consumidores de energia) e Apine (produtores independentes).
Durante o encontro, será apresentado um panorama da liberdade do consumidor brasileiro no setor elétrico frente aos principais países do mundo, bem como levantamentos que mostram como o mercado livre de energia pode aumentar a competitividade da economia brasileira e blindar o País contra a inflação. (Jornal da Energia)
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