sexta-feira, 23 de março de 2012

Projeto estabelece política nacional de geração de energia elétrica a partir da biomassa

Tramita da Câmara dos Deputados uma proposta que institui a política nacional de geração de energia elétrica a partir da biomassa, estabelece a obrigatoriedade de sua contratação.

O autor lembra em sua justificativa que no Brasil, a maior parte da energia elétrica consumida é provida por hidrelétricas, mas a construção de novas hidrelétricas resulta em grandes impactos ambientais e grande dependência do regime de chuvas. Nesse contexto, as energias alternativas, têm de ser objeto de uma politica nacional específica.

Biomassa é a massa total de matéria orgânica que se acumula em um determinado espaço. Assim, são consideradas biomassas as plantas, animais e matérias orgânicas provenientes dos mais diversos processos, inclusive resíduos urbanos, agrícolas, florestais e industriais.

Cabe ressaltar que a biomassa é uma das fontes para produção de energia elétrica com maior potencial de crescimento nos próximos anos, principalmente no Brasil, país farto de recursos naturais como solo, água e incidência solar. Entre as oportunidades para geração de energia elétrica a partir da biomassa destacam-se o uso de resíduos florestais, dos resíduos agropecuários, do bagaço de cana-de-açúcar, e do lixo urbano.

Para estimular a geração dessa energia e para fazer com que seu preço caia, é fundamental a realização de leilões competitivos e chamadas públicas.

Também importante é a concessão de benefícios fiscais. Dessa forma, serão garantidos os investimentos nessa fonte de energia limpa e renovável, que tantos benefícios sociais, ambientais e econômicos pode gerar para a sociedade brasileira.  SAIBA  MAIS  >>>

Leia também:
* Pinga-Fogo Setor Elétrico: Cemig , Aneel e Eletrosul
* Sustentabilidade do setor elétrico ameaçada
* Erro tarifário: ação contra Aneel pode ser julgada na próxima terça-feira (27)
* Investidores de PCHs temem sucateamento do setor e pedem intervenção de Dilma