sexta-feira, 14 de maio de 2010

Transmissoras são autorizadas a reforçar instalações de transmissão

As transmissoras Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) e Empresa de Transmissão de Energia de Santa Catarina (SC Energia) foram autorizadas pela Aneel a implantar reforços em suas instalações.

As obras autorizadas a Eletronorte referem-se a reforços em cinco subestações e uma linha de transmissão localizadas em Rondônia e Mato Grosso. Confira aqui a lista de reforços e os prazos para entrada em operação comercial. Para remunerar este investimento, a empresa terá direito a parcelas da Receita Anual Permitida (RAP) no valor de R$ 2, 685 milhões. Os reforços fazem parte dos documentos Consolidação de Obras de Rede Básica e Rede Básica de Fronteira, período de 2009 a 2011 e Consolidação de Obras de Rede Básica de 2010 a 2012, ambos elaborados pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

Outra transmissora autorizada a reforçar suas instalações foi a SC Energia mediante a instalação do segundo banco de autotransformadores na subestação Biguaçu. O reforço é necessário para atendimento ao crescimento de carga na região em Santa Catarina. Para tal, a empresa terá direito a recebimento de RAP no valor R$ 3, 304 milhões. Esse reforço consta do documento Consolidação de Obras de Rede Básica e Rede Básica de Fronteira – Período 2009 a 2011 e o prazo para entrada em operação comercial é de 21 meses.

O recebimento dos valores pelas empresas é garantido a partir da data de operação comercial dos empreendimentos. A RAP é estabelecida pela Agência para remunerar os investimentos realizados pelas transmissoras em instalações de transmissão de energia elétrica. Essa receita também cobre os custos de operação e manutenção que as empresas têm com esses empreendimentos. (Fonte: Aneel)