quarta-feira, 12 de maio de 2010

Novo presidente da Light declara guerra aos "gatos"

Diante do aumento dos índices de furto de energia nos últimos 12 meses, a distribuidora Light elegeu o combate aos chamados “gatos” a prioridade do novo presidente da empresa, Jerson Kelman.

Terça-feira (11), o executivo anunciou que a companhia, que abastece 31 municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro, vai investir R$ 170 milhões neste ano em ações contra esse tipo de prática. As medidas, de acordo com Kelman, visam não só a blindagem da rede da distribuidora, mas também a redução da inadimplência e a regularização dos consumidores em áreas com maior índice de furtos.

Kelman, que já dirigiu a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), admitiu que, entre março do ano passado e março de 2010, a empresa registrou piora nos índices de furto de energia (43,1%), que ficaram acima do padrão máximo definido pelo órgão regulador (38,23%). Como parte do esforço para reverter o problema, a empresa vai acompanhar as ações de pacificação em comunidades carentes promovidas pelo governo do estado do Rio por meio da Polícia Militar.

Além disso, acrescentou Kelman, será definido um grupo de consumidores inadimplentes cujas dívidas serão executadas judicialmente. A medida, justificou, visa a servir de exemplo para todos os consumidores em situação irregular. (Brasil Econômico)