segunda-feira, 31 de maio de 2010

Nova versão do Decomp traz ganhos de performance no processamento

A nova versão do programa computacional Decomp - em processo de validação -, prevê aperfeiçoamento tecnológico que irá tornar mais ágil o processamento dos dados. De acordo com testes realizados pela CCEE – tomando como referência o período simulado de janeiro a dezembro de 2008 – a mudança reduzirá os tempos de processamento do programa em cerca de 90%. Esse ganho de performance possibilitará a implementação de futuras inovações metodológicas, como a ampliação do horizonte de estudos utilizado no cálculo do programa.

Até então, o software era projetado para rodar em ambiente de monoprocessamento (apenas um processador), com o sistema operacional Windows. A nova versão foi projetada para rodar em ambiente de multiprocessamento (vários processadores simultâneos), no sistema operacional Linux.

A versão está em processo de validação pela Força Tarefa do Decomp – grupo criado no âmbito do Acordo Operacional firmado entre a CCEE e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), formado por representantes técnicos dessas instituições e agentes do setor elétrico.

Sobre o Decomp – O software é utilizado no calculo do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), com o objetivo de determinar o despacho de geração das usinas hidráulicas e térmicas minimizando o custo total da operação, baseado em dados de oferta individualizadas do parque gerador, carga e interligação entre submercados, dentre outros fatores. Os principais resultados desse modelo são os despachos de geração por usina hidráulica e térmica de cada submercado e os custos marginais de operação para cada semana por patamar de carga. (CCEE News)