quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Tolmasquim: ICG foi uma ideia genial, que deu errado

A falta de conexão para escoamento da energia gerada pelos parques eólicos foi um problema vivenciado por empreendedores no último ano. Apesar da repercussão negativa para isso, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, ressaltou que a ideia das ICGs foi “genial, mas que acabou dando errado”. Em debate realizado durante o Brazil Windpower, realizado nesta terça-feira (3), o presidente da EPE argumentou novamente que a viabilização das conexões trazia muitos benefícios, como a retirada para o empreendedor do custo da construção, e a construção de redes para cada parque, que poderia trazer negociações futuras entre os investidores, atrasando o processo.

“A ideia anterior era do ótimo, de chegar o parque e a linha, tudo junto, e do tamanho que precisa. Só que o ótimo é difícil de acontecer”, lamentou Tolmasquim.

Para o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, o principal problema é que a construção de linhas para o escoamento da energia não se viabiliza em um período curto como a construção da usina eólica em si, principalmente, devido a problemas de licenciamento.

“A gente tem que trabalhar, fazer articulações, mas não são só problemas inerentes ao setor elétrico. A maioria dos problemas das ICGs foram ambientais, de estudo do Iphan. Claro que tem problemas de construção, mas apenas 30% ou 40%. O restante é de problemas fora do setor”, ponderou Chipp.

Como o objetivo não foi alcançado, nos próximos leilões de energia nova, A-3 e A-5, marcados para ocorrer, respectivamente, em novembro e dezembro deste ano, o detentor da concessão será o responsável pela sua conexão. Caso não consiga entregar a energia gerada no período determinado, será penalizado.

A-5 buscará espaço para fontes complementares
Para garantir um maior espaço das fontes de energia complementares, o governo está estudando uma metodologia que deverá estipular uma segmentação para o próximo A-5, que será realizado em dezembro deste ano. A informação foi revelada pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, durante o Brazil Windpower 2013. “A ideia é termos produtos diferentes para dar mais espaço para as fontes, mas ainda estamos estudando o modelo”, declarou Tomalsquim.

Sobre a antecipação de leilões, o presidente da EPE reforçou que essa continua sendo a intenção, mas que, contudo, isso não poderá ocorrer com o de transmissão, em que estava sendo feito um trabalho para que fosse realizado ainda em dezembro.O problema é que apesar dos estudos técnicos, ainda é necessário a realização de estudos ambientais. Além disso, o projeto tem que passar pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e depois pelo Tribunal de Contas da União (TCU). “Tem que ver se vai dar tempo para fazer tudo isso para o leilão de dezembro; senão fica para o início do ano que vem”. (Jornal da Energia)
Leia também:
Senado analista projetos voltados para o setor de energia
Incêndio foi a causa de apagão no Piauí, confirma Aneel
Exclusão de incentivo para setor elétrico afeta projetos que somam 800 MW
EPE lança banco de dados com informações sobre geração eólica no Brasil