segunda-feira, 30 de abril de 2012

Porto Alegre recebe simpósio sobre centrais hidrelétricas

Para reativar investimentos no setor, o núcleo gaúcho do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) promove de terça a sexta-feira (1º a 04.05), a oitava edição do Simpósio sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas na Capital. O encontro prevê uma série de debates sobre geração de energia elétrica limpa, tecnologias, relações com o meio ambiente, além de visitas técnicas, e é dirigido a empresários e entidades do setor.

Entre os painelistas estão confirmados o diretor do Núcleo Regional de São Paulo do CBDB, Clóvis Ribeiro de Morais Leme, a gerente de segurança de barragens da Cemig, Teresa Cristina Fusaro, o engenheiro João Robert Côas da Brookfield Energia, o diretor técnico da FEPAM, engenheiro Rafael Volquind, e o engenheiro da SBB, João Francisco Alves da Silveira. Também estarão presentes técnicos responsáveis pela regulamentação da legislação que abrange a Política Nacional de Segurança de Barragens.

O simpósio acontece no centro de eventos do BarraShoppingSul (Av. Diário de Notícias, 300) e as visitas técnicas estão programadas para ocorrer no Complexo Energético Rio das Antas e na usina Ernestina, no município de Tio Hugo, sendo esta a única barragem no mundo construída totalmente em concreto protendido.

O CBDB completou 50 anos e, de acordo com o presidente da entidade, Erton Carvalho, é hora de tornar mais claro o papel múltiplo das pequenas centrais hidrelétricas que compreende irrigação, diminuição de enchentes, navegação fluvial, recreação e turismo.

Outras informações e inscrições em: http://www.specialitaeventos.com.br/VIIISPMCH/sobre.php.

A saber: Hoje o Estado abriga 40 pequenas centrais elétricas (PCHs), que geram 447 MW, e tem outras 16 em construção. No Brasil, as PCHS respondem por uma potência de 3.854 MW e a estimativa é que esta capacidade pode ser multiplicada por seis nos próximos 20 anos. (Assessoria de Comunicaçõs do Comitê Brasileiro de Barragens)


Leia também:
* Mercado livre pode ter preço médio de energia
* Aneel estuda autorizar distribuidoras a fazer trocas de energia comprada em leilões
* Transparência na divulgação de dados contribui para o desenvolvimento do mercado
* Aneel publica o ranking de qualidade do serviço das distribuidoras de energia do país