quarta-feira, 2 de maio de 2012

Transparência na divulgação de dados contribui para o desenvolvimento do mercado

O grande volume de informações a que estamos expostos na sociedade contemporânea convive, paradoxalmente, com a busca cada vez mais intensa por dados customizados, em geral relacionados a um campo específico do conhecimento. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE tem empreendido esforços para atuar nesta segunda vertente, que privilegia a transparência de informações e contribui para o desenvolvimento do mercado.

Uma de nossas frentes de atuação é a divulgação de dados por meio de publicações institucionais. Lançaremos em abril a nova edição do
Relatório CCEE de Informações ao Público, com os dados referentes ao exercício de 2011. Este documento oferece uma visão global dos resultados da contabilização e liquidação financeira do mercado de curto prazo, como a evolução no número de agentes e pontos de medição, contratos, garantia física e Encargos de Serviços de Sistema – ESS.

O relatório chega à sua 10ª edição apresentando também os dados relativos a leilões de energia, Preço de Liquidação de Diferenças - PLD, aporte de garantias pelos agentes até o resultado da liquidação financeira no mercado de curto prazo em si, realizado mensalmente pela CCEE. Sob este amplo escopo, o documento proporciona um dos mais completos retratos da atividade de comercialização no país.

Em formato mais conciso, publicamos mensalmente o
Infomercado, também diretamente vinculado às operações de contabilizadas no âmbito da CCEE. Em circulação desde agosto de 2007 sob o nome de “Boletim Informativo”, ele foi renomeado “Infomercado” em outubro de 2010, quando seu conteúdo foi amplamente revisado, com a inclusão de tópicos como Programa de Incentivo às Fontes Alternativas - Proinfa, energia de reserva, geração técnica por tipo de usina, entre outros.

O
boletim InfoPLD, por sua vez, voltou-se a uma abordagem temática, tendo seu conteúdo exclusivamente dedicado ao PLD, preço utilizado para valorar as operações de compra e venda no mercado de curto prazo. O informativo é semanal, seguindo a freqüência de divulgação dos valores do PLD, e traz uma análise dos fatores que influenciam a formação do preço.

O InfoPLD traz um aspecto adicional interessante. Com ele, conseguimos conciliar a divulgação de dados com a prática de encontros presenciais com os agentes. Desde o lançamento da publicação, em setembro de 2011, promovemos encontros mensais com os profissionais de mercado para discutir a metodologia de cálculo do PLD, com a presença, em média, de 50 agentes por reunião.

Este encontro, pode-se dizer, são como uma espécie de disciplina optativa aos agentes que já frequentam os treinamentos da grade padrão oferecida pela CCEE. E transformam-se em ambientes de disseminação do conhecimento, de extrema relevância para o exercício do debate e do aprimoramento do mercado.

Em companhia de outros relatórios disponibilizados em nosso site institucional, esta CCEE News também integra a família de informativos elaborados pela CCEE. Neste caso, a missão é dialogar com um público diversificado sobre as atividades desempenhadas pela instituição. Com periodicidade mensal e linguagem mais abrangente, levamos não só aos agentes de mercado, mas também a jornalistas, acadêmicos, consultores e toda a sociedade em geral, os acontecimentos mais relevantes no âmbito da comercialização de energia elétrica.

Finalmente, o Relatório de Administração da CCEE compila anualmente nossas operações referentes ao exercício anterior. Neste ano, teremos uma inovação, lançando-o em formato eletrônico em lugar do impresso. Assim como todos os informativos mencionados neste artigo, o Relatório de Administração será disponibilizado no site da CCEE (
www.ccee.org.br).

Em nossas interações com agentes de mercado e profissionais do setor em geral percebemos boa aceitação destes informativos. Com essas publicações, procuramos estreitar nosso relacionamento com os agentes de mercado e interessados no setor elétrico de modo geral. Acreditamos fortemente que a difusão do conhecimento, a divulgação de dados de forma transparente e isonômica, além da consistência e acurácia na apuração de dados trazem ganhos sistêmicos ao mercado e ao setor elétrico de modo geral. Autor:  Presidente do Conselho de Administração da CCEE Luiz Eduardo Barata Ferreira (CCEE News)


Leia também:
* Mercado livre pode ter preço médio de energia
* Porto Alegre recebe simpósio sobre centrais hidrelétricas
* Aneel estuda autorizar distribuidoras a fazer trocas de energia comprada em leilões
* Aneel publica o ranking de qualidade do serviço das distribuidoras de energia do país